postado em 08/02/2011 17:52
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) integrará a comissão do Senado que vai elaborar o projeto de reforma política, uma das prioridades do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP).A Comissão de Reforma Política deve ser instalada na próxima semana e contará também com a participação dos ex-presidentes da República Itamar Franco (PSDB-MG) e Fernando Collor (PTB-AL).
;Eu aceitei o convite do presidente José Sarney para fazer parte dessa comissão com esse sentimento: de que ela terá prazo e que vai apresentar matérias ao plenário que não sejam absolutamente consensuais;, afirmou Aécio.
De acordo com o senador mineiro, como haverá dificuldades em conseguir um acordo amplo para a reforma política, o assunto deve ser levado à votação para que a maioria decida sobre os pontos polêmicos. Para Aécio Neves, a reforma deve ser concluída ainda no primeiro semestre porque dela dependem as outras reformas.
;Esse é o semestre. A reforma política, na minha opinião, não pode passar desse semestre. Ela precede todas as outras reformas. Não há condição de fazer nenhuma reforma constitucional sem antes concluir uma reforma política;.
Aécio Neves ressaltou ainda que entre os temas mais importantes da pauta do Senado estão o financiamento público de campanha, o voto distrital misto e as cláusulas de barreira.