Politica

Sarney considera legítimas críticas de Lula às centrais sindicais

postado em 09/02/2011 11:29
Brasília - O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), qualificou de ;legítimas; as críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva às centrais sindicais por pretenderem modificar o acordo firmado em seu governo de uma política para o salário mínimo. Da África, Lula afirmou que não se pode querer mudar a regra do jogo a cada momento.

;A crítica é legítima uma vez que ele [Lula] promoveu o acordo [uma política para o salário mínimo] com as centrais sindicais. Foi ele quem presidiu este acordo, e ele tem a legitimidade de ser um operário e saber o que é justo e o que é injusto;, disse José Sarney.

O senador acrescentou que para votar a matéria antes do recesso carnaval, em março, é necessário que haja um pedido de urgência constitucional. Essa urgência é uma prerrogativa da presidenta Dilma Rousseff e, no caso de o projeto de lei que prorroga a política de correção anual do salário mínimo chegar ao Congresso sem a urgência, esse quesito poderá ser pedido pelos presidentes da Câmara e do Senado à presidenta.

Sarney disse que ontem (8) na reunião de líderes dos partidos da base aliada com o ministro de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, essa possibilidade de pedido de urgência foi discutida. ;Ontem tratamos disso com as lideranças para que pudéssemos ter o projeto de lei do salário mínimo e não medida provisória, que fosse para a Câmara e ela se submetesse a votar em regime de urgência e o Senado adotaria a mesma urgência.;

O presidente do Senado destacou que se as regras definidas, neste ano, concederão um reajuste só com base na correção da inflação de 2010, uma vez que o crescimento da economia, em 2009, foi praticamente zero, por outro lado, em 2012, os trabalhadores terão uma correção de 13% a confirmar as expectativas econômicas, ressaltou José Sarney.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação