Politica

Lula voou pela primeira vez em um avião de carreira após mandato

postado em 10/02/2011 08:43
Após oito anos voando apenas a bordo de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou pela mesma experiência que milhões de outros passageiros: usar um avião comercial. No entanto, ao contrário das demais pessoas do voo 1206, que decolou de Congonhas às 14h53 de ontem e pousou em Brasília às 16h25, Lula ; que estava no Senegal para participar do Fórum Social Mundial ; não saiu pelo portão de desembarque do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele deixou as instalações pelo setor de carga, onde três carros da Presidência o esperavam. A motivação oficial da primeira volta a Brasília depois de deixar o poder foi a comemoração do aniversário de 31 anos do PT (leia mais na página 5), na qual Lula receberá hoje o título de presidente de honra do partido.

A dona de casa Madalena Moreira, 61 anos, não sabia de nada disso. Mas, a partir da movimentação da imprensa, fez sua aposta: ;Deve ser o Lula;. Após a confirmação, ela começou a chorar, emocionada, apenas devido à expectativa em ver de perto o homem que conduziu o país por dois mandatos consecutivos. ;O Lula foi um homem sofredor. Eu tinha muita vontade de vê-lo.;Mais tarde, Madalena, como a professora Cleuza Reis, 56, ficou desapontada ao perceber que Lula não chegaria pelo portão comum. ;Eu sou fã dele. Vim receber um parente, mas agora eu queria ver o ex-presidente.;

Quem estava no mesmo voo de Lula foi pego de surpresa. Alguns perceberam a presença do ex-presidente durante a decolagem, enquanto outros só souberam da coincidência mais tarde. ;Meu filho veio dormindo durante o voo e, como fiquei atenta a ele, só percebi o burburinho após o pouso. Foi então que notei do que se tratava;, disse a assistente social Camila Pereira, 32 anos, que aproveitou para tirar uma foto de seu filho Gabriel, 2 anos, com Lula, ainda dentro do avião. ;O voo foi tranquilo. Ele estava simplesmente entre os pobres mortais. Dormiu um pouco, mas também atendeu a pedido de fotos de passageiros e da equipe do avião;, emendou o engenheiro Eduardo Luiz.

Lula foi o primeiro a entrar na aeronave, na companhia da ex-primeira-dama Marisa Letícia e da assessora Clara Ant, que ajudará na criação do Instituto Lula. Na chegada a Brasília, o ex-presidente foi um dos últimos a deixar o avião, pouco depois de visitar a cabine do comandante. No aeroporto, a chegada privativa foi preparada por equipes da Presidência e da Polícia Federal.

Jantar no Alvorada
; O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, na noite de ontem, de um jantar oferecido pela sucessora, Dilma Rousseff, no Palácio da Alvorada. Além de Lula, estiveram presentes no evento os ministros da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Miriam Belchior; da Casa Civil, Antonio Palocci; e da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, além do presidente do PT, José Eduardo Dutra.

MEMÓRIA

Nem tão plebeu
Desde que desceu a rampa do Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva tenta entender como é a vida de ex-presidente da República após passar oito anos no poder. Embora tenha perdido o status que o cargo lhe conferia, não deixou de ter prestígio, mas agora pode aproveitar a vida e o tempo livre. Nesse período, usufruiu de instalações militares com a família em um forte da Marinha no litoral paulista, foi convidado para desfilar em uma escola de samba ; cujo enredo e figurino serão em sua homenagem ;, assistiu a um jogo de futebol in loco e, mais recentemente, participou do Fórum Social Mundial, em Dacar (Senegal). Sem a responsabilidade dos tempos de chefe de Estado, ele tem voltado esforços para a criação do Instituto Lula, cuja área de atuação ainda está sendo definida.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação