Politica

Governadores do NE encontram-se com Dilma para evitar que cortes os afetem

postado em 21/02/2011 08:26
A presidente Dilma Rousseff participa hoje do 12; Encontro de Governadores do Nordeste, em Aracaju (SE). A reunião tende a seguir em clima harmonioso, já que grande parte dos representantes da região apoiaram a petista nas últimas eleições. Entre os assuntos que deverão ser discutidos no evento está a tentativa de evitar que o corte orçamentário de R$ 50 bilhões afete os investimentos dos estados nordestinos. Debates sobre a criação da Contribuição Social da Saúde (CSS), um imposto nos moldes da extinta Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), e a distribuição dos lucros do pré-sal também estarão na pauta.

Esta é a primeira vez que a presidente participa de um evento voltado especialmente ao Nordeste ; onde conquistou 18,4 milhões de votos, um terço do total que lhe garantiu a vitória nas urnas. Além de a região ser foco das ações de erradicação da miséria no país, os governantes esperam a continuidade de projetos para incentivar o desenvolvimento dos municípios do interior. Para isso, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), defende investimentos em infraestrutura, como a construção da Ferrovia Trasnordestina, e a modernização de rodovias, além da interiorização de universidades federais.

Para o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), o debate sobre recursos destinados à saúde também é fundamental. Ele defende o projeto que cria a CSS e a regulamentação da Emenda 29 ; que fixa um valor mínimo de repasses da União para a saúde. Segundo Gomes, a demanda de gastos com o atendimento à população aumentou, enquanto a União reduziu os recursos destinados aos estados voltados para saúde. ;É preciso elevar a participação federal no custeio da saúde, que é um dos maiores problemas do Brasil;, diz.

A divisão dos royalties do pré-sal também será tema de cobrança dos governadores. Eles querem evitar que os estados produtores recebam o maior volume de recursos gerados com a exploração de gás e petróleo das reservas na camada ultraprofunda. ;É preciso trabalhar com a compreensão de que é uma riqueza imensa, cujo papel é contribuir para o desenvolvimento social do Brasil;, defende Déda. Os governadores do Nordeste, não produtores de petróleo, querem uma alternativa que faça a distribuição dos royalties a todos os estados brasileiros, mas sem prejudicar muito o lucro dos estados produtores.

Minas Gerais

Além dos governadores de Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, Antonio Anastasia (PSDB-MG) participará do fórum. Segundo os organizadores do evento, o mineiro foi convidado para representar o Vale do Jequitinhonha, região de Minas Gerais que é atendida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), autarquia ligada ao Ministério da Integração Nacional, em ações de combate à pobreza.

A ideia de convidar Anastasia teria surgido em conversa entre a presidente Dilma Rousseff e Marcelo Déda. A presidente teria argumentado que, como um dos temas do fórum é o desenvolvimento social e econômico integrado de regiões afetadas pela seca, Minas deveria participar por ter parte de seu território atingida por um dos problemas recorrentes do Nordeste.

Colaborou Amanda Almeida

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação