Foi ao ar na manhã desta terça-feira (1;/3) a participação da presidente Dilma Rousseff no programa Mais você, da apresentadora Ana Maria Braga, da TV Globo. Descontraída, Dilma falou sobre a rotina e os desafios do início do mandato. Ela comparou a tarefa de governar o país a uma escalada diária da montanha mais alta do mundo. ;É como se todos os dias eu tivesse que escalar um Monte Everest;, disse à apresentadora.
Dilma e Ana Maria conversaram ainda sobre temas como a participação feminina no mercado de trabalho e a fama de ;durona; atribuída à presidente. ;Você já viu algum homem que chegue à direção do país ser chamado de duro, entre todos os últimos 20 presidentes da República? É interessante como esperam de nós, mulheres, uma certa fragilidade.Quando uma mulher assume uma posição de mando, ela está fora do seu lugar. É a quebra de um paradigma. Acho que, a partir de agora, as pessoas vão encarar mulher no comando com mais naturalidade; ;, afirmou a presidente.
Presidente ou presidenta? Dilma reafirmou sua preferência pela uso da segunda forma do termo. "Presidenta não é nenhuma barbaridade gramatical, e é importante do ponto de vista do significado. Devo isso a todas as mulheres do Brasil: ser presidenta", frisou.
Respondendo a uma pergunta feita pela ex-senadora Marina Silva sobre igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, Dilma prometeu uma linha de crédito para microempresas destinada à elas. "A erradicação da pobreza tem de ser focada na mulher. Ela é a maior parte do microempreendedor. Daremos suporte, cursos, apoio financeiro e isenção tributária", assegurou.
Omelete e economia
Dilma ainda preparou um omelete com queijo durante a gravação do programa. Enquanto manipulava os ingredientes, a presidente falou que o objetivo do seu governo é que a "economia continue crescendo sem inflação" e confirmou o valor de R$ 616 para o salário mínimo em 2012. Ao final do quadro, a apresentadora Ana Maria Braga elogiou o omelete feito por Dilma apesar da presidente ter trocado, sem querer, o sal por bicarbonato de sódio. "Acho que o seu erro deu certo...Privilégio é privilégio. Não é todo mundo que come o omelete da presidenta", se gabou a apresentadora.
Na semana passada, a presidente também participou das gravações do novo programa da apresentadora Hebe Camargo, na Rede TV, que deve ser veiculado na primeira quinzena de março.