Politica

Obama receberá de Dilma Rousseff coleção de fotos do Rio de Janeiro

postado em 18/03/2011 19:13
Uma coleção de fotos artísticas do Rio de Janeiro será o presente do governo brasileiro ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em visita a partir de amanhã (19). A cerimônia de troca de presentes faz parte do protocolo de visitas dos chefes de Estado e de governo. A entrega dos presentes nem sempre é feita pelas próprias autoridades.

[SAIBAMAIS]No caso de Obama e Dilma, por exemplo, os embaixadores representarão cada presidente. Do lado brasileiro, a chefe do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores, Maria de Lujam Vinkler, é que entregará o presente ao diplomata norte-americano que representará o presidente dos EUA.


O presente foi escolhido entre várias opções, como livros com fotografias de paisagens brasileiras, uma coleção com gravuras nacionais, peças de artesanato ou um conjunto de gravações de música popular brasileira (MPB).

A visita de Barack Obama incluirá Brasília e o Rio de Janeiro. Na capital fluminense, os principais times de futebol querem também entregar ao presidente norte-americano uma camisa do clube. O Flamengo, Fluminense e Vasco já manifestaram que querem presentear Obama com uma camisa oficial.

Em julho de 2009, Obama recebeu do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a camisa da seleção brasileira autografada. O presente foi entregue antes de uma reunião entre os dois presidentes na cidade italiana de L;Aquila.

Em setembro de 2009, em Pitzburg, na Alemanhã, durante o almoço de chefes de Estado do G20, Obama deu a Lula uma escultura de cristal, do artista Hans Grado Frabel, representando uma árvore. A escultura faz parte de uma edição limitada de 34 peças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação