Politica

Dilma e Obama se reúnem a portas fechadas antes de entrevista coletiva

postado em 19/03/2011 11:23


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a presidente brasileira Dilma Rousseff estão reunidos a portas fechadas no gabinete presidencial, no Palácio do Planalto nesta manhã. Antes, eles visitaram, por cerca de oito minutos, a exposição "Mulheres artistas e brasileiras".

A presidente explicou a Obama que o tema da exposição marca o Dia Internacional da Mulher, que no Brasil é comemorado todo o mês de março. Em tom de brincadeira, Dilma contou que a data caiu no carnaval. O clima é amistoso entre os dois chefes de estado.

Dilma e o casal Obama tiraram uma foto com o quadro Abaporu, de Tarsila do Amaral. Obama quis saber qual a importância da tela para o Brasil. Admiradora da arte, Dilma explicou que a obra é o símbolo dos mais representativos da pintura modernista brasileira.

Após a visita, Dilma e Obama cumprimentaram os ministros brasileiros e americanos e, em seguida, subiram para o terceiro andar. A imprensa aguarda a entrevista coletiva no salão leste do Palácio do Planalto, programada para as 12h, que deve atrasar um pouco. Ainda não está definido se Dilma e Obama responderão às perguntas dos jornalistas ou farão apenas um pronunciamento conjunto.

Obra de Tarsila

Símbolo máximo da antropofagia brasileira, o nome Abaporu significa, em Tupi, ;homem que come gente;, uma referência à proposta modernista de ;deglutir; a cultura estrangeira, fazendo uma releitura com base na realidade brasileira. O quadro foi pintado em óleo sobre tela em 1928. A pintora Tarsila do Amaral presenteou o Abaporu ao seu marido na época, o escritor Oswald de Andrade.

A exposição Mulheres Artistas e Brasileiras - Produção do Século 20 reúne cerca de 80 obras, entre telas e esculturas, de 49 artistas brasileiras.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação