postado em 19/03/2011 14:55
Um grupo de 20 pessoas da Associação de Familiares e Amigos das Vítimas do acidente com o Voo 1907 da Gol, que se chocou com o jato Legacy em 2006 e matou 154 pessoas, fez uma manifestação pacífica no gramado do Supremo Tribunal Federal, durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, neste sábado (19), em Brasília.A ação foi para que o Presidente tomasse conhecimento e providências para que os dois pilotos norte-americanos, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, acusados de serem os responsáveis pelo acidente percam a licença para pilotar. Eles ainda trabalham normalmente nas empresas American Airlines e ExcelAire. A associação também quer uma punição efetiva por parte da justiça, com pena máxima de prisão.
"Queremos que Obama tenha conhecimento que existem dois pilotos que continuam trabalhando no EUA e que provocaram a morte de 154 pessoas", disse Sulamita Mendes, uma das representantes do grupo. Eles caminharam da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes com faixas sobre o acidente.
Justiça
O interrogatório com Lepore e Paladino está marcado para os dias 30 e 31 de março, por videoconferência, às 12 horas, horário de Brasília. Os pilotos serão ouvidos nos EUA, diretamente da sede da Embaixada Brasileira em Washington. Aqui no Brasil, o juiz federal Murilo Mendes, magistrado responsável pelo caso, e as partes envolvidas ficarão na sede do Departamento de Recuperação de Ativos, em Brasília (DF). O juiz garantiu que não deixará que o processo prescreva em junho deste ano.