Politica

População aguarda chegada de Obama a cerca de 200 metros do Theatro

postado em 20/03/2011 13:26
Rio de Janeiro - Dezenas de pessoas aguardam na Cinelândia a chegada do presidente norte-americano, Barack Obama, ao Theatro Municipal, onde ele fará um discurso às 14h. Muitas aproveitam a oportunidade para fazer protestos seguidos de elogios a Obama.

Carlos Augusto Tostes, de 48 anos, mostra um cartaz escrito em inglês em que pede ao presidente americano a liberação do green card (o visto de residência nos EUA) para os brasileiros que moram na cidade de Boston.

;Tenho uma filha de 22 anos que foi para lá estudar há um ano e agora vai tentar entrar com um processo para conseguir o green card. Esse não é um protesto, é um pedido pacífico;.

O professor de filosofia Renato Marcos Miranda optou por fazer um protesto em que chama o Brasil de colônia dos EUA e Barack Obama de senhor das nações. ;É uma ironia para fomentar o senso critico no espírito da sociedade brasileira. Nosso país tem independência jurídica, mas somos subjugados política e economicamente pelos Estados Unidos. Daí a ideia de escrever no cartaz que somos súditos de Obama.;

Cerca 60 idosos do bairro de Bangu, na zona oeste do Rio, aguardam com ansiedade a possibilidade de entrar no Theatro Municipal para saudar Obama. ;Fomos convidadas para participar desse evento e estamos aguardando para ver se conseguimos entrar. Nunca fui a esse teatro, nem eu nem a maioria de nós. É um momento único. Obama é o cara. Ele é um rapaz novo, negro, que chegou ao poder e é respeitado;, disse Mary Zoe.

Um grupo do não reconhecido partido Comunista Marxista Leninista também aproveita a oportunidade para protestar contra a política externa dos Estados Unidos, inclusive a ação militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Líbia.

O forte esquema de segurança com homens do Exército afasta a população num raio de cerca 200 metros do Theatro Municipal. O discurso do presidente Obama não será transmitido em telões na Cinelândia, como inicialmente havia sido divulgado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação