Politica

Suplente de partido não empossado pede que STF multe Marco Maia

postado em 22/03/2011 17:49
O político Carlos Victor da Rocha Mendes (PSB-RJ), que ganhou uma liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para assumir o cargo de deputado federal como suplente do partido, entrou com reclamação no STF para que a decisão seja cumprida. A reclamação é contra o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).

No dia 1; de fevereiro, a ministra Cármen Lúcia concedeu liminar para que Carlos Victor assumisse a vaga deixada por Alexandre Cardoso ao assumir o cargo de secretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Entretanto, até hoje a liminar não foi cumprida pela Câmara dos Deputados.

Segundo a defesa do político não empossado, trata-se de um ;arredio e insólito comportamento;, que é um ;desrespeito e afronta à ordem judicial;, que coloca em risco sua imagem e a do próprio STF. O político pede que, caso a decisão não seja cumprida, Maia seja multado pessoalmente. A relatora desse novo pedido é a própria ministra Cármen Lúcia.

No último dia 18 de março, o ministro Marco Aurélio Mello pediu que o presidente do STF, Cezar Peluso, e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tomassem providências imediatas com relação ao não cumprimento da decisão do STF de que devem ser empossados os suplentes de partido e, não, os da coligação. ;Quanto ao quadro, que já tive a oportunidade de rotular como preocupante, notem que, em um Estado Democrático de Direito, os pronunciamentos judiciais devem ser imediatamente acatados;, disse o ministro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação