Politica

Maia estuda forma de abri funções comissionadas para patidos que cresceram

postado em 07/04/2011 07:55
Os governistas engoliram a ;isca; e entraram no debate com a oposição, confronto direto que ainda não havia ocorrido após o Planalto ter conquistado ampla maioria no Congresso. As críticas do senador Aécio Neves (PSDB-MG) transformaram o que seria só mais um pronunciamento em uma sessão dedicada ao debate dos mais de oito anos da gestão petista. O discurso do parlamentar mineiro consumiu toda a ordem do dia. Apesar de o discurso de Aécio ter durado 24 minutos, em um registro de nove páginas, o plenário discutiu o pronunciamento por quase cinco horas.

O presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), chamou à luz o regimento e lembrou a Aécio que, ao impedir apartes durante o discurso, o mineiro não poderia receber a participação dos parlamentares no fim, pois seu tempo havia terminado. Os petistas insistiram e Sarney permitiu que o orador usasse a palavra por tempo indeterminado, abrindo espaço para que os 21 senadores registrados se pronunciassem ao término do discurso.

Petistas e parlamentares da base governista usaram a palavra para rebater informações apresentadas por Aécio ou para elogiar o posicionamento do mineiro na oposição. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) foi a primeira a falar. A parlamentar rebateu a afirmação de que o governo Lula foi uma continuidade do governo de Fernando Henrique Cardoso e afirmou que José Serra não fez a defesa do ex-presidente tucano nas eleições de 2002 e 2010. ;Devo confessar que não vi essa contundência nos momentos de grandes debates nacionais. Na eleição de 2002, por exemplo, o então candidato José Serra não me pareceu convicto em defender o legado do presidente Fernando Henrique Cardoso. Muito pelo contrário, fazia questão de afastar-se daquele legado. Em 2010, novamente, colocava-se como continuador das políticas do governo do presidente Lula;, criticou Gleisi.

O ;orgulho; da herança do governo Lula foi a temática adotada pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ). O petista do Rio de Janeiro usou a palavra para citar números do governo federal e do governo de Minas Gerais. ;Nós reconhecemos os nossos erros. Quantas vezes falamos do erro de não ter assinado a Constituição. Agora, vossa excelência se esqueceu de falar dos oito anos que foram oposição ao nosso governo e foram contra o Bolsa Família, contra o ProUni;, disse Lindbergh a Aécio.

O senador Wellington Dias (PT-PI) comparou programas sociais de Fernando Henrique e Lula na área de energia. ;O governo do presidente Fernando Henrique Cardoso fez um gesto com o Programa Luz no Campo, mas ainda tinha muitos defeitos. Por exemplo, colocar a população de baixa renda para pagar a conta de uma rede de energia que chegava lá. Pagava com a conta de energia. Graças a Deus, no governo do presidente Lula, houve a coragem de alterar isso com o Programa Luz para Todos.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação