Enviada Especial
postado em 16/04/2011 09:37
Xian ; Uma viagem que começou com o anúncio de investimentos de US$ 350 milhões da empresa Huawei no Brasil (veja quadro abaixo) terminou ontem com a consolidação de mais um empreendimento de US$ 200 milhões e numa cidade administrada pelo PT. Esse valor será gasto pela ZTE, empresa de alta tecnologia que a presidente Dilma visitou ontem na última etapa de sua viagem à China. A gigante chinesa escolheu o município de Hortolândia (SP), cujo prefeito Ângelo Perugini também acompanhou a comitiva.A ZTE é uma empresa de alta tecnologia e aplicará o dinheiro na instalação de um centro de pesquisa e desenvolvimento de softwares e na instalação de uma montadora de tablets no país. Mas nem tudo sairá do bolso da companhia. ;Nós daremos subsídios fiscais para a montagem da fábrica;, contou o prefeito de Hortolândia, que negociou o projeto, mas não soube precisar quanto de renúncia fiscal fará para receber a ZTE em sua casa. ;Nosso objetivo é que essa cooperação vá além dessa área. Quero levar uma chinatown para Hortolândia;, comentou.
Empregos
Durante a visita de 45 minutos, a presidente assistiu a um vídeo sobre a companhia e surpreendeu os técnicos com o nível de perguntas sobre o tema. Ela quis saber, por exemplo, se a tecnologia a ser pesquisada e implantada já é de quarta geração. O presidente da ZTE no Brasil, Eliandro Ávila, que acompanhou Dilma na visita, disse que a ideia da empresa é mesmo investir nessa inovação. Ela quis saber ainda quantos empregos seriam gerados e se prioridade era o uso de mão de obra local. Ávila informou que são 2 mil vagas diretas.
A volta para casa
A presidente Dilma Rousseff encerra hoje a visita à China. Antes de embarcar, porém, ela pretende visitar um dos mais belos cartões-postais chineses ; o Exército de Terracota, também chamado de Guerreiros de Xian. O monumento reúne de mais de 8 mil homens e cavalos. Em tamanho natural, as peças foram confeccionadas em terracota (argila cozida no forno) e ficam próximas à cidade de Xian. Dilma pretendia fazer uma parada em Praga, na República Tcheca, mas mudou de ideia. Vai direto para casa descansar. Afinal, depois de uma semana mergulhada na agenda internacional, é hora de voltar a cuidar dos problemas domésticos. (DR)