Politica

Vice-presidente, Michel Temer, quer Chalita candidato a prefeito de SP

Ivan Iunes
postado em 23/04/2011 08:00
Segundo Temer, Chalita (PSB-SP) anunciará decisão  até maioO anúncio feito ontem pelo vice-presidente da República, Michel Temer, do convite para que o deputado federal Gabriel Chalita (PSB-SP) se filie à legenda e seja candidato do PMDB à Prefeitura de São Paulo esquentou ainda mais a discussão antecipada das eleições de 2012 na maior cidade do país. A um ano e meio do pleito, os paulistanos conhecem o nome de pelo menos 10 pré-candidatos. As articulações em torno de Chalita demonstram também que o PT e o PMDB não pretendem repetir na cidade a aliança nacional entre os dois partidos que elegeu no ano passado Dilma Rousseff e o próprio Temer.

A disputa pela sucessão de Gilberto Kassab se intensificou desde que o prefeito anunciou a troca de partido ; saiu do DEM para fundar o PSD ; no fim de março. Desde então, o PT conseguiu reunir um recorde de sete pré-candidatos ao posto, o PCdoB confirmou o nome do vereador Netinho de Paula e o PPS deu sinais de que pretende lançar a ex-vereadora Soninha Francine. Antes aliado de Kassab, o governador tucano de São Paulo, Geraldo Alckmin, cogita apoiar o secretário de Energia, José Aníbal, ou o do Meio Ambiente, Bruno Covas.

O partido ainda enfrenta uma grave crise interna em São Paulo: na semana passada, seis dos 13 vereadores tucanos anunciaram a saída da legenda. Já o DEM, ou o que sobrou dele em São Paulo, tem na manga o deputado federal Rodrigo Garcia, que só não foi com Kassab para o PSD porque recebeu a promessa de que teria caminho livre para se candidatar à prefeitura.

A batalha ganhou contornos mais definidos, com PMDB e PT em barcos separados, depois da possibilidade de os peemedebistas terem Chalita filiado ao partido até o fim do próximo mês. Educador e escritor, o deputado federal é um nômade partidário. Em 2008, elegeu-se vereador em São Paulo pelo PSDB. Dois anos depois, conseguiu uma vaga como deputado federal pelo PSB. Agora, poderá tentar chegar à prefeitura por outra legenda. ;Convidamos o Chalita para ser o candidato do PMDB a prefeito de São Paulo. A conversa pode ser concluída em maio, quando ele poderá se transferir para o PMDB;, disse Temer ontem durante um fórum empresarial em Comandatuba (BA).

Tentativa frustrada
Desde a morte do ex-governador Orestes Quércia, em dezembro do ano passado, o PMDB paulista debruçou-se sobre a tarefa de atrair novos nomes. O primeiro que se tentou foi Kassab. A ideia era que ele criaria o PSD para em 2013 fundir o partido com o PMDB. Como a movimentação do atual prefeito hoje tende para uma fusão com o PSB, Chalita acabou se transformando em prioridade para os peemedebistas. Caso confirme a mudança de partido, ele poderá ter seu mandato reivindicado na Justiça pelo PSB.

Chalita precisará esperar a solução das disputas internas de tucanos e petistas para ver com maior clareza o quadro eleitoral. Entre os petistas, são pré-candidatos os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Fernando Haddad (Educação) e Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), os deputados federais Carlos Zarattini e Jilmar Tatto e os senadores Marta Suplicy e Eduardo Suplicy. Entre os tucanos, existe ainda a aposta de que Serra aceite voltar à prefeitura, o que poderia favorecer uma aliança entre o PSD e o DEM. ;Não faz sentido antecipar essa decisão para agora, ainda nem respiramos das eleições de 2010. São Paulo uma cidade exigente, a maior do país, e ainda estamos trabalhando na reorganização do partido;, afirma o secretário Aníbal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação