postado em 26/04/2011 14:26
A Câmara fará uma audiência pública no Rio de Janeiro na sexta-feira (29/4). Entre os temas discutidos estão o combate ao crack, segurança pública, homofobia e Copa do Mundo. A reunião faz parte do projeto ;A Câmara quer te ouvir!”, lançado hoje (26) e que pretende levar, nos próximos dois anos, debates de interesse do cidadão para as capitais.;A Câmara quer estar mais próxima do cidadão, ouvindo as demandas, as reivindicações em relação ao trabalho feito pelo parlamento. Estaremos articulados com governos estaduais e federal;, disse o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). ;O projeto servirá de instrumento para orientar audiências públicas e debates na Câmara;, completou.
O ouvidor-geral da Casa, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), explicou que o deputado que participará das audiências nos estados não será um expositor, mas um condutor dos trabalhos. ;Ele vai sistematizar a contribuição do cidadão no debate;, disse.
Outras propostas para aproximar o cidadão do parlamento estão em análise na Câmara. Entre elas, uma alteração na regra de apresentação de projetos de iniciativa popular. A ideia é fazer com que o cidadão possa assinar o pedido de criação de projeto por meio eletrônico e não apenas em papel, como prevê a legislação atual.
;O cidadão vai poder acessar a internet e assinar eletronicamente. É o uso das redes sociais para a efetivação de projetos;, explicou Marco Maia.