Politica

Mantega espera que EUA anunciem fim de política de expansão monetária

postado em 27/04/2011 13:12
Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, espera que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central dos Estados Unidos, não anuncie hoje (27) a continuidade da política de expansão monetária adotada para combater a crise, com juros próximos a zero e recompra de títulos.

;Ele [o presidente do Fed, Ben Bernanke] deverá falar sobre quantitative easing [política de expansão monetária] e se a política de expansão monetária deve continuar ou não. Eu espero que não, que ele não faça o quantitative easing n; 3;, disse Mantega.

Segundo o ministro, se o Estados Unidos interromperem a política de expansão monetária, o fluxo excessivo de dólares para economias emergentes, como a do Brasil, deverá ser reduzido, diminuindo a pressão sobre as moedas locais. ;Temos a perspectiva de diminuir todo esse fluxo de recursos monetários que atrapalha vários países, inclusive causa inflação [pelo excesso de crédito] aqui no Brasil e em outros países emergentes.;

O ministro não quis comentar a queda do dólar na abertura dos negócios hoje cedo no Brasil. Para ele, é preciso ouvir primeiro o que o presidente do Fed tem a dizer. ;Vamos esperar a fala dele para depois comentar;, afirmou.

Esta será a primeira vez em quase 100 anos que uma autoridade do Fed dá entrevista após uma reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto do Banco Central dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação