postado em 10/05/2011 08:30
Os juristas indicados pela presidente Dilma Rousseff para as três vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão sabatinados hoje, às 10h, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Advogados de carreira, Antônio Carlos Ferreira, 54 anos, Ricardo Villas Bôas Cuêva, 48, e Sebastião Alves dos Reis Júnior, 46, foram escolhidos após um longo processo de seleção, que incluiu eleições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no STJ, além de entrevista com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Após a sabatina, as indicações dos futuros ministros serão apreciadas em plenário.O paulista Antônio Carlos Ferreira foi o escolhido para a vaga do ministro Pádua Ribeiro, que se aposentou em setembro de 2007. Advogado de carreira da Caixa Econômica Federal há mais de 25 anos, ele já exerceu o cargo de diretor jurídico do banco e atualmente é presidente da Conselho da Escola de Advocacia da Caixa.
Já o mineiro Sebastião dos Reis assumirá o posto deixado por Humberto Gomes de Barros, aposentado em julho de 2008. Especialista em direito público, Reis atuou como advogado da Eletronorte, foi chefe do Departamento Jurídico da Radiobrás e consultor do Ministério da Integração Nacional.
Ricardo Cuêva entrará na cadeira aberta pela aposentadoria de Nilson Naves, em abril de 2010. Mestre em direito tributário, o paulista já exerceu a função de procurador do Estado de São Paulo e da Fazenda Nacional. Foi também membro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).