Estado de Minas
postado em 11/05/2011 16:50
A presidente Dilma Rousseff lança, no final da manhã desta quarta-feira (11/5), a Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade, conhecida como ;Conselhão da Presidência;. Sob o comando do empresário Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau, o conselho vai auxiliar o governo a elaborar ações para desenvolvimento social, equilíbrio fiscal e desenvolvimento sustentável. Vinculada ao Conselho de Governo da Presidência, a Câmara será um fórum para proposições e avaliação de políticas de gestão pública alinhadas às diretrizes do governo.A nova instância conta ainda com outros nomes do empresariado brasileiro, como Abílio Diniz, dono das redes Pão de Açúcar, Extra, CompreBem, Sendas e Ponto Frio; Antônio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose; e do Henri Philippe Reichstul, ex-presidente da Petrobras.
Sem estrutura ou quadro próprio, o Conselhão vai contar com o apoio técnico e logístico de uma secretaria-executiva na Casa Civil. Os ministros de Dilma poderão solicitar ao Conselhão a avaliação de órgãos e programas específicos das pastas.
Pelo governo federal, participam os titulares da Casa Civil, Antônio Palocci; da Fazenda, Guido Mantega; do Planejamento, Miriam Belchior; e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.
A atividades desses representantes não será remunerada, segundo a Secretaria de Imprensa da Presidência, por ser considerado ;serviço público relevante;. Já as regras para o funcionamento da nova instância serão estabelecidas em regimento interno, a ser proposto por Jorge Gerdau e aprovado pela maioria absoluta dos demais integrantes.