Jornal Correio Braziliense

Politica

Nova ministra da Casa Civil faz discurso no plenário do Senado

Gleisi rejeita rótulo de ser um "trator na defesa do governo"

Em seu discurso de despedida do Senado, nesta tarde de quarta-feira (8/6), a nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), agradeceu o apoio dos parlamentares e reiterou que está confiante em um bom trabalho ao lado da presidente Dilma Rousseff. ;Quero agradecer por apelos e estímulos que recebi ontem e hoje desta tribuna. (...) Aceitei esse convite sabendo do tamanho da responsabilidade;, disse.

A nova ministra da Casa Civil negou o rótulo de ser um ;trator; na defesa dos interesses do governo e disse esperar o apoio da Casa para desempenhar a nova função. Ela vai substituir Antonio Palocci, que deixou ontem (7) o cargo, após denúncias de suposto enriquecimento ilícito quando era deputado federal. ;Não considero essa a melhor metáfora [trator] para quem exerce a política e sempre se dispôs a debater, ouvir e construir consenso;, discursou Gleisi.

;A manifestação democrática é o maior instrumento que temos para avançarmos no desenvolvimento do nosso país e acredito que o desfecho dela é a decisão da maioria. Gostaria de manter a convivência respeitosa que iniciamos nesta Casa.;

Hoffmann explicou também que seu trabalho como senadora não está encerrado. ;Meu afastamento do Senado não me afasta dos compromissos que tenho. Estou apenas mudando de instância, mas não de caminho;.

O discurso, lido em um iPad, foi seguido pela fala dos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que desejaram sorte à ministra. ;Vossa excelência tem todas as qualidades para desempenhar um bom trabalho na Casa;, elogiou Collor. Outros parlamentares também se uniram ao coro de felicitações.

A nova ministra da Casa Civil participará ainda da cerimônia de posse, às 16h30, no Palácio do Planalto. Com a saída de Gleisi, deverá assumir a vaga no Senado o primeiro suplente Sergio de Souza, do PMDB.

* Com informações da Agência Brasil