Politica

Nova ministra da Casa Civil faz discurso no plenário do Senado

Gleisi rejeita rótulo de ser um "trator na defesa do governo"

postado em 08/06/2011 14:40
Em seu discurso de despedida do Senado, nesta tarde de quarta-feira (8/6), a nova ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), agradeceu o apoio dos parlamentares e reiterou que está confiante em um bom trabalho ao lado da presidente Dilma Rousseff. ;Quero agradecer por apelos e estímulos que recebi ontem e hoje desta tribuna. (...) Aceitei esse convite sabendo do tamanho da responsabilidade;, disse.

A nova ministra da Casa Civil negou o rótulo de ser um ;trator; na defesa dos interesses do governo e disse esperar o apoio da Casa para desempenhar a nova função. Ela vai substituir Antonio Palocci, que deixou ontem (7) o cargo, após denúncias de suposto enriquecimento ilícito quando era deputado federal. ;Não considero essa a melhor metáfora [trator] para quem exerce a política e sempre se dispôs a debater, ouvir e construir consenso;, discursou Gleisi.

;A manifestação democrática é o maior instrumento que temos para avançarmos no desenvolvimento do nosso país e acredito que o desfecho dela é a decisão da maioria. Gostaria de manter a convivência respeitosa que iniciamos nesta Casa.;

Hoffmann explicou também que seu trabalho como senadora não está encerrado. ;Meu afastamento do Senado não me afasta dos compromissos que tenho. Estou apenas mudando de instância, mas não de caminho;.

O discurso, lido em um iPad, foi seguido pela fala dos senadores Fernando Collor (PTB-AL) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que desejaram sorte à ministra. ;Vossa excelência tem todas as qualidades para desempenhar um bom trabalho na Casa;, elogiou Collor. Outros parlamentares também se uniram ao coro de felicitações.

A nova ministra da Casa Civil participará ainda da cerimônia de posse, às 16h30, no Palácio do Planalto. Com a saída de Gleisi, deverá assumir a vaga no Senado o primeiro suplente Sergio de Souza, do PMDB.

* Com informações da Agência Brasil

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação