Politica

Gleisi se despede do Senado: 'Mudo de instância, não de caminho'

postado em 08/06/2011 16:50
Num pronunciamento em que agradeceu a acolhida do Senado, e ressaltou o quanto aprendeu e amadureceu nos cinco meses de seu primeiro mandato, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) despediu-se da Casa para assumir o cargo de ministra chefe da Casa Civil, em substituição a Antonio Palocci. "Peço apoio e companheirismo do Congresso para desenvolver essa nova tarefa. E peço a Deus sabedoria para exercê-la", disse, em Plenário, nesta quarta-feira (8).

A parlamentar reconheceu que sempre foi "muito incisiva" na defesa do governo Dilma Rousseff, o que lhe rendeu a fama de "pitbull do governo", não apenas por pertencer à sua base, mas por acreditar no projeto de Dilma de "desenvolvimento econômico inclusivo". "Quis Deus, através da presidenta, que eu ficasse ainda mais próxima para esse auxílio. E tenho muita clareza dessa missão: a quem muito é dado, muito será cobrado", disse.

Gleisi aproveitou para rejeitar outro rótulo que recebeu por defender os interesses do governo no Senado: o de "trator". Segundo disse, "essa não pode ser a melhor metáfora a ser utilizada com alguém que sempre se dispôs a debater, ouvir e buscar o consenso". Gleisi fez uma deferência especial aos senadores da oposição, e mencionou a prevalência da "convivência democrática" nesse relacionamento.

"O desfecho da manifestação democrática é a decisão da maioria. Gostaria de manter a convivência respeitosa que aqui iniciamos", afirmou.

Gleisi Hoffmann também se dirigiu aos seus eleitores e à população do estado do Paraná para garantir que o seu afastamento do Senado não a distancia dos compromissos que assumiu. "Mudo de instância, não de caminho", afirmou.

Na parte inicial de seu pronunciamento, ela fez agradecimentos nominais ao presidente do Senado, José Sarney, ao líder da bancada do PT, senador Humberto Costa (PE), ao líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR) e aos presidentes das comissões que integrava - Delcídio Amaral (PT-MS) e Fernando Collor (PTB-AL). Agradeceu ainda a todos os senadores com quem conviveu e aos funcionários da Casa. Em seguida, retribuiu as palavras de apreço que lhe foram dirigidas em vários apartes.

Ao final, a senadora foi muito aplaudida. Sarney, que interrompeu brevemente a sessão para os cumprimentos à senadora, salientou a unanimidade das menções ao desempenho de Gleisi Hoffmann. Na opinião dele, a parlamentar levará ao Planalto testemunho da importância do Senado para o Brasil e para o povo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação