Politica

Dilma chora e lamenta saída do amigo Palocci

Luisa Brasil
postado em 08/06/2011 17:26
Em um discurso emocionado e assumidamente triste, a presidenta Dilma Rousseff oficializou, nesta quarta-feira (8/6), a saída de Antonio Palocci da Casa Civil e a posse de Gleisi Hoffmann no cargo. Dilma iniciou o discurso lamentando a perda de Palocci por motivos de ordem política, administrativa e pessoal. ;;Motivos de ordem política, pelo papel que ele desempenhou na minha campanha. De ordem administrativa, pelo papel que ele tinha e teria no meu governo, e motivos de ordem pessoal pela relação de amizade que contruímos ao longo deste tempo;;, afirmou a presidente, que chegou a chorar durante sua fala. A sessão de posse ocorreu com a presença de vários membros do governo, no Palácio do Planalto.

Abatida, Dilma lembrou do papel que o ex-ministro desempenhou em sua campanha eleitoral. ;;Antonio Palocci foi, juntamente com outros dois companheiros, um dos artífices da jornada vitoriosa que me elegeu presidente;;, afirmou, em referência aos outros dois principais coordenadores de sua campanha, José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT, e José Eduardo Cardozo, atual ministro da Justiça.

[SAIBAMAIS]Dilma deu boas vindas à nova ministra ressaltando suas qualidades de gestora e de defensora ferrenha do governo, durante sua passagem pelo Senado. Durante sua fala, a presidente também criticou a oposição, a quem chamou de ;;quase sempre ruidosa, mas nem sempre justa;;.

Ao tomar posse, a ex-senadora reafirmou seu compromisso com a gestão pública e disse que vai seguir o exemplo de Dilma dentro do minsitério. ;;A exemplo da presidenta, acredito que a política dá sentido à técnica, e essa clarifica a política;;, afirmou.

Paz de espírito

Em sua despedida, Antonio Palocci, que também se emocionou ao ouvir o discurso de Dilma, voltou a declarar que seu enriquecimento foi feito dentro da legalidade, ;;respeitando rigorosamente os padrões éticos;;.

Ele afirmou ter sido vítima de um embate político e disse que tomou a decisão de sair porque suas atividades estavam comprometidas dentro do governo. ;;O mundo jurídico não trabalha no mesmo diapasão do mundo político. Minhas atividades foram sendo comprometidas pelo ambiente politico. Se vim para ajudar a promover o diálogo, saio agora para preservá-lo;;, afirmou o ex-ministro. Palocci agradeceu aos colegas de ministério e à presidente Dilma pela oportunidade, e disse que sai do governo com ;;paz de espírito e cabeça erguida;;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação