Jornal Correio Braziliense

Politica

Ideli Salvatti vai à Câmara para reforçar relações com a base aliada

Como forma de melhorar o diálogo do Palácio do Planalto com a base aliada na Câmara dos Deputados, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, prometeu nesta quarta-feira (15/6) comparecer à Casa todas as semanas, especialmente nas terças e quartas-feiras, principais dias de votação.

A postura de Ideli é uma resposta do governo às críticas que vinham sendo feitas pelos partidos aliados em relação à dificuldade de dialogo durante a gestão do ex-ministro Luiz Sérgio. Nesta terça-feira (14/6), em seu primeiro dia oficial de trabalho à frente da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli teve encontros com lideranças partidárias em seu gabinete e almoçou com a presidenta Dilma Rousseff e parlamentares do PR. Além disso, ela se encontrou com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e senadores de outros partidos. ;Vim estabelecer principalmente a rotina da minha presença e da minha relação permanente com a Câmara. É fundamental que isso fique estabelecido. Coloquei ao presidente Marco Maia que vou estar muito presente na Câmara. O primeiro compromisso é este, o da presença, de relação permanente;, afirmou a ministra.

[SAIBAMAIS]O primeiro desafio de Ideli será a votação da emenda que estabelece o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para as obras da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, que serão incluídas na Medida Provisória (MP) n; 527. Maia afirmou que colocará a MP em votação hoje. ;Há necessidade de que o Regime Diferenciado de Contratação, sem abrir mão da fiscalização e responsabilidade nas obras, seja votado rapidamente para podermos acelerar as obras da Copa. É uma angustia de todos os brasileiros;, disse Ideli.

A ministra, no entanto, não garantiu a liberação das emendas paramentares, uma das principais reivindicações dos parlamentares. Ela afirmou que ;o desejo é sempre muito maior do que a possibilidade;, mas prometeu analisar os pedidos com ;muito cuidado;.

;Vamos olhar com muito cuidado os pleitos que as bancada e os líderes estão apresentando; disse a ministra. Segundo ela, o governo e os partidos da base estão comprometidos com a redução da inflação, o crescimento e geração dos empregos e o rigor nas medidas econômicas adotadas, que já estão surtindo efeito. ;Isso não pode ser modificado porque este é o ano em que temos que ser responsáveis com o equilíbrio fiscal, com o controle da inflação e crescimento com distribuição de renda.;

Em relação à votação da emenda 29, que aumenta o repasse de recursos para a área da saúde, Ideli afirmou que será necessário retomar o diálogo, mas que isso pode ocorrer rapidamente. "Ainda teremos um processo de conversação, que acredito que possa ser desencadeado logo."