Agência France-Presse
postado em 17/06/2011 08:31
A presidente Dilma Rousseff manifestou nesta quinta-feira (16/6) o apoio oficial do Brasil à reeleição do secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, informou a presidência em Brasília. Ban Ki-moon fez no Brasil a última de uma série de visitas a países sul-americanos, que incluiu Colômbia, Argentina e Uruguai.O secretário se reuniu com Dilma na tarde desta quinta-feira. Ambos debateram sobre a agenda internacional, as forças de paz lideradas por Brasil no Haiti e a conferência sobre desenvolvimento sustentável da ONU que será celebrada no Brasil no ano que vem. "A presidente Dilma reinvindicou uma maior participação dos países em desenvolvimento nos organismos da ONU", disse a Secretaria de Imprensa da Presidência à AFP.
O Brasil aspira a um posto permanente no Conselho de Segurança, caso o organismo seja reformado.Fontes diplomáticas informaram hoje em Nova York que o Conselho de Segurança da ONU deve proclamar seu respaldo a um segundo mandato de Ban Ki-moon e sua reeleição poderá ser formalizada na próxima semana.
Ban Ki-moon já conta com o apoio dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança: Rússia (que confirmou seu apoio nesta quinta-feira), Estados Unidos, China, França e Grã-Bretanha, assim como a União Europeia.
O sul-coreano Ban Ki-moon, de 66 anos, é secretário-geral da ONU desde primeiro de janeiro de 2007 e seu mandato terminará no próximo dia 3 de dezembro.