Politica

Dilma usa festa em Caruaru para melhorar clima com aliados pernambucanos

postado em 23/06/2011 08:22
Caruaru ; Dentro da perspectiva de mostrar que a turbulência recente no governo está devidamente sepultada e de acertar ponteiros com a base aliada, Dilma Rousseff visitou ontem a festa de são-joão de Caruaru, a 130km de Recife. Foi a quarta visita da presidente ao Nordeste desde a posse, mas a primeira a Pernambuco. No fim da campanha eleitoral, Dilma escolheu Caruaru para encerrar a campanha na região nordestina. Ontem, aproveitou a viagem para se reunir com o governador Eduardo Campos (PSB) e, ao som das sanfonas, tentar eliminar ruídos que surgiram entre o PSB e governo federal.

Na semana passada, houve um mal-estar entre Eduardo Campos, o governador cearense Cid Gomes (PSB) e a nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Na ocasião, Ideli recebeu uma negativa de Eduardo depois de pedir engajamento do governador contra a aprovação da PEC 300, que estabelece um piso salarial para os policiais militares. ;Eu não vou para a porta do Congresso pedir voto contra um projeto que Tarso Genro rodou o Brasil defendendo;, disse o governador, referindo-se ao ex-ministro da Justiça, hoje governador do Rio Grande do Sul.

Na tentativa de amenizar o cenário, a primeira parada de Dilma foi no Alto do Moura, em Caruaru. Acompanhada de Eduardo Campos e dos ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e das Comunicações, Paulo Bernardo, a presidente passou cerca de 15 minutos falando com as pessoas que se aglomeravam no local. Em seguida, visitou a Casa do Mestre Vitalino. Foi recebida pela artesã Marliete Rodrigues da Silva, que a presenteou com uma peça de uma mulher ralando milho. Segundo a artista, o objeto é uma homenagem ao são-joão e às mulheres que fazem as comidas juninas.

Dilma conheceu Marliete no São João de 2009, quando era ministra da Casa Civil. Na época, ganhou uma peça que simbolizava a família nordestina.

;É um prazer imenso estar aqui de volta. O são-joão é uma das festas mais bonitas do Brasil. Hoje, sinto uma imensa alegria pelo calor do povo e pela dívida que tenho com os pernambucanos, que me ajudaram na eleição;, disse a presidente. Depois do primeiro compromisso, ela seguiu para um jantar oferecido pelo deputado federal Wolney Queiroz e por seu pai, o prefeito José Queiroz (PDT). O cardápio do encontro teria comidas juninas, como pé de moleque, bolo de milho, pamonha, tapioca e cuscuz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação