Politica

Dilma Rousseff ganhará versão cinematográfica até o fim de 2012

Ricardo Daehn
postado em 28/06/2011 07:31
As ligações não param na Editora Faces devido à notícia de que o livro A primeira presidenta, que conta a trajetória política de Dilma Rousseff, terá uma adaptação cinematográfica. ;Já ligaram até do The New York Times e do The Guardian;, espanta-se Helder Caldeira, autor da obra, escrita em seis dias e com lançamento oficial apenas em 1; de agosto.

Nas telas de cinema, Dilma deve ser interpretada pela atriz Marieta Severo. ;Na sexta-feira fiz o convite, uma vez que só pensei nela (para o papel);, conta o produtor Antônio de Assis, que destaca outra figura central na história: o ex-marido de Dilma, Carlos Franklin de Araújo, até hoje o ;melhor amigo dela;. ;O eixo principal do longa não será o da reprodução de notícias ou algo associado ao governo. O filme não levantará bandeiras. Será a biografia de uma mulher com seus conflitos;, antecipa o produtor.

O autor do livro confirma a manutenção da essência de sua obra literária na adaptação ao cinema. ;Fechei contrato depois de garantida a supervisão do roteiro para as telas e após ouvir boas referências do produtor. Não escrevi a biografia da Dilma, mas a trajetória política da mulher que surgiu como figura política e pública nos anos 1980. Meu livro traça um paralelo com a história do Brasil pós-democratização;, ressalta Helder Caldeira. ;Vamos nos concentrar na imagem da presidenta, pela ascensão do poder feminino, seguindo a onda mundial da ;mulher-alfa;;, acrescenta.

Helder Caldeira, 32 anos ; seis dos quais dedicados a análises políticas em 40 publicações nacionais ;, delineia uma fita ;sem apologia à imagem de Dilma, com tom crítico e sem endeusamentos;. Caldeira frisa que, a fim de manter a independência do filme, a ideia é contar com ;100% de investimentos de recursos privados;. O perfil ;diferenciado de governo;, sem caráter ;midiático ou ufanista;, está entre os tópicos a serem representados.

A direção do longa ficará a cargo de Leandro Neri. Ele terá a missão de concluir as filmagens para que a obra siga o seguinte cronograma: pré-produção em outubro, produção efetiva em fevereiro do próximo ano e lançamento em dezembro de 2012.

;Concorrente;
Ainda sem título definido, o longa sobre a presidente Dilma Rousseff, curiosamente, entrará em produção em período próximo ao de um filme dirigido por Sandra Werneck centrado na figura de Marina Silva ; concorrente da petista na corrida presidencial de 2010.


LULA CHEFIA MISSÃO BRASILEIRA NA ÁFRICA
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva representará oficialmente o Brasil durante a 17; Assembleia Geral da União Africana, entidade que reúne 53 países daquele continente. O evento ocorre de hoje a sexta-feira, na Guiné Equatorial, e Lula será o chefe da missão especial enviada pelo governo brasileiro. A nomeação de Lula pela presidente Dilma Rousseff foi publicada no Diário Oficial da União de ontem.

O subsecretário do Ministério das Relações Exteriores, Paulo Cordeiro Pinto; a embaixadora do Brasil na Guiné Equatorial, Eliana Puglia; e a embaixadora do Brasil na Etiópia, Isabel Cristina Heyvaert, também integram a missão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação