postado em 15/08/2011 13:49
São Paulo ; O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou nesta segunda-feira (15/8) como lamentável a divulgação de imagens de presos na Operação Voucher, da Polícia Federal (PF). Para ele, expor os acusados em fotos é um abuso. ;Eu acho que esse episódio é lamentável;, disse Mendes, após participar de debate na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).Ele lembrou que abusos como esse já ocorreram em outras operações da PF e que o STF elaborou uma súmula para disciplinar o comportamento dos agentes e evitar esse tipo de constrangimento a presos.
O ministro disse ainda que a súmula, porém, parece não estar sendo cumprida. Por isso, acrescentou, o governo federal, em especial o Ministério da Justiça, precisa agir. ;O Ministério da Justiça tem que reagir a esse tipo de abuso. Abusos que são cometidos com presos conhecidos e com presos anônimos. É preciso encerrar esse quadro no Brasil.;
A Operação Voucher prendeu, terça-feira (9/8), 36 pessoas acusadas de envolvimento com irregularidades no Ministério do Turismo. Entre elas, estava o ex-secretário executivo do ministério, Frederico Silva da Costa. No fim de semana, o Instituto Penitenciário do Amapá libertou todos os detidos por decisão judicial.