Politica

Ricardo Saud, responsável pela área de cooperativas, também deixa o cargo

postado em 20/08/2011 10:26
Ricardo Saud, amigo do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, deixou ontem o cargo de diretor do programa de Cooperativismo da pasta. O pedido de demissão retroativo foi publicado no Diário Oficial da União. Saud é o primeiro da equipe de Wagner Rossi a perder o emprego após a saída do ministro. O deputado federal Mendes Ribeiro (PMDB-RS), nomeado para o ministério, toma posse na segunda-feira e disse ter aval para trocar os funcionários.

Envolvido em uma série de suspeitas de corrupção e tráfico de influência, Rossi deixou o cargo na quarta-feira depois que o Correio revelou que ele e o filho, deputado estadual Baleia Rossi (PMDB-SP), usavam o jatinho de uma empresa de agronegócios, a Ouro Fino, para viagens particulares. A empresa ampliou o faturamento em 81%, em comparação com o primeiro semestre de 2010, depois de entrar no mercado de vacinas contra a febre aftosa.

Saud, que foi sócio de uma subsidiária do grupo Ouro Fino, teria atuado ainda, quando era secretário de Desenvolvimento Econômico em Uberaba, para a doação de terreno de 226 mil metros quadrados para a Ouro Fino instalar unidade industrial.

O ex-diretor de cooperativas do ministério é mineiro e chegou a Brasília pelas mãos do empresário Marcelo Palmério.

Ele é reitor da Universidade de Uberaba (Uniube), fazendeiro e amigo do ex-ministro. Palmério indicou seu funcionário ; Saud também é diretor de Comunicação da universidade ; para ocupar a diretoria de cooperativas. Esse mercado teve um crescimento de 75% no período entre 2002 e 2008.

A amizade entre Rossi, Palmério e Saud garantiu ainda uma vaga para outro conterrâneo, também funcionário da Uniube, Daniel Agnotti Moisés Marques, no mesmo departamento. Ontem a reportagem tentou falar com Daniel Marques, mas a informação é de que ele não estava no ministério. O chefe de gabinete do ex-ministro, Alfredo Moraes Jr., também se ausentou do trabalho ontem.

[SAIBAMAIS]O Ministério da Agricultura informou que todos os cargos de livre nomeação estão à disposição do novo ministro. A Ouro Fino afirmou que Saud não é mais sócio da empresa e que não houve doação do terreno da fábrica de Uberaba. A área foi comprada da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. A reportagem não localizou Saud. A prefeitura de Uberaba negou qualquer irregularidade.

Piada rende exoneração
O Ministério do Planejamento exonerou um funcionário que havia postado na última quinta-feira uma piada sobre a presidente Dilma Rousseff no perfil oficial da pasta na rede de micromensagens Twitter. A exoneração dele saiu no Diário Oficial da União de ontem. O texto dizia que Dilma seria garota-propaganda do produto Veja Limpeza Pesada e trazia um link para uma matéria do site de notícias fictícias Sensacionalista, publicada na segunda-feira. A publicação do site, que se autodenomina ;um jornal isento de verdade;, faz uma sátira da faxina que a presidente tem feito em pastas do governo alvos de denúncias de corrupção nos últimos meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação