Politica

Pedro Serafim será o terceiro prefeito de Campinas em menos de uma semana

postado em 25/08/2011 13:20
O presidente da Câmara dos Vereadores de Campinas, Pedro Serafim (PDT), assumirá interinamente o cargo de prefeito da cidade amanhã (26), após a publicação do afastamento temporário de Demétrio Vilagra (PT) no Diário Oficial. Demétrio permaneceu no poder por menos de 48 horas.

Em sessão ocorrida ontem (24), a Câmara aprovou a abertura de uma comissão processante (CP) para a cassação de Vilagra, e o seu afastamento do cargo pelo período de 90 dias, enquanto ocorrem os trabalhos. Por meio de seu Twitter, o prefeito afastado anunciou que irá se pronunciar sobre a decisão na tarde de nesta quinta-feira (25/8).

[SAIBAMAIS]Investigado pelo Ministério Público, Vilagra é acusado de envolvimento nas mesmas fraudes que levaram à cassação do seu antecessor, Hélio de Oliveira Santos (PDT), na madrugada do último sábado (20). As denúncias envolvem cobrança de propina, fraudes em contratos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento de Campinas (Sanasa) e de favorecimento em contratos da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa), empresa de economia mista administrada por Vilagra quando era vice-prefeito.

Segundo o advogado de defesa de Vilagra, Helio Silveira, o afastamento é ilegal. ;Não existe nenhuma lei que prevê esse tipo de medida. Uma comissão processante só pode atuar em atos atribuídos a prefeitos, e nas datas das acusações meu cliente era vice-prefeito.; Silveira declarou ainda que irá entrar com ação na Justiça Comum para anular a decisão.

Sobre a alegação do presidente da Câmara, Pedro Serafim (PDT), de que Vilagra assumiu interinamente em diversos momentos aos quais as denuncias se referem, Silveira declarou que ;não existem datas específicas nem documentos para comprovação;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação