Politica

Terceirização da frota de veículos oficiais vira moda no Senado Federal

Após lançar edital para substituir os carros usados pelos senadores por alugados, Casa quer repetir a medida com oito veículos da Polícia Legislativa

postado em 27/08/2011 08:20
O senador Cícero Lucena justifica os preços altos da licitação como forma de O Senado nem mesmo concluiu a primeira ; e polêmica ; licitação para terceirizar a gestão dos veículos oficiais dos 81 parlamentares e já lançou concorrência para transferir a responsabilidade sobre a frota da polícia da Casa à iniciativa privada. A Comissão Permanente de Licitação abriu edital estipulando preço de R$ 576 mil anuais ; valor que não inclui gastos com motoristas ou combustível ; para alugar oito veículos à Polícia Legislativa do Senado. Esses carros substituirão os veículos que atualmente fazem a segurança do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e de outros parlamentares que compõem a Mesa Diretora. A previsão é que os oito automóveis que serão substituídos por unidades alugadas sejam leiloados.

O texto da concorrência especifica que o contrato envolverá o aluguel de cinco veículos tipo sedan e de três caminhonetes. Com o montante de R$ 576 mil previsto na licitação, seria possível comprar pelo menos seis dos oito veículos descritos no edital. O primeiro-secretário da Casa, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), alega que o valor é uma projeção acima dos preços de mercado para dificultar a formação de cartéis na concorrência, e que a renovação da frota da Polícia Legislativa do Senado é apenas uma parte da reforma no sistema de gestão de veículos. ;Estamos fazendo a licitação para fechar a frota toda. Acho que o preço pode baixar. Nós usamos a estratégia de botar para cima para não dar dica aos concorrentes;, justifica.

Vans
Lucena adianta que os próximos itens terceirizados serão as vans que transportam os servidores da Casa da Chapelaria do Congresso à Rodoviária do Plano Piloto. No caso desses automóveis, o Senado deve optar pelo aluguel dos veículos com motoristas. ;Aquelas vans que transportam as pessoas, também vamos terceirizar. Algumas serão contratadas com motorista e outras, sem. Vamos aproveitar os que já estão lá e que seriam demitidos com a reforma;, diz o primeiro-secretário. Além dos 81 carros oficiais exclusivos dos parlamentares, a frota do Senado é composta por 138 veículos de serviço.

A primeira licitação para escolher a empresa de aluguel de carros não foi concluída por problemas nas companhias vencedoras do certame. Depois de reportagem do Correio mostrando que a firma escolhida na primeira etapa da concorrência pertencia a um servidor da Casa, o Senado desclassificou a empresa e adiou a assinatura do contrato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação