Politica

Com cara nova e sobrenome conhecido, Bruno Covas é aposta tucana

postado em 19/09/2011 07:57

São Paulo ; Enquanto o ex-presidente Lula aposta as fichas na ;cara nova; de Fernando Haddad para prefeito de São Paulo, uma ala importante do PSDB paulista aposta em um nome novo, mas com sobrenome conhecido. O secretário estadual de Meio Ambiente, Bruno Covas, tem o apoio do governador Geraldo Alckmin para uma possível candidatura. O reforço não deixa de ser uma retribuição a Mário Covas, avô de Bruno, que teve o atual chefe dos Bandeirantes como vice, no período em que governou o estado (1995 a 2001).

Assim como Haddad, Bruno Covas é apresentado como uma novidade para tentar emplacar o sucessor de Gilberto Kassab na maior cidade do país. A grande vantagem da new face tucana é que ele foi o deputado mais votado nas eleições passadas para deputado estadual. Acabou nomeado secretário de Meio Ambiente antes de tomar posse. Em uma cidade que luta diariamente contra a poluição, Bruno não pestanejou em assumir o posto.

Ele aparece nas pesquisas com índices que variam entre 6% e 10%, sempre à frente de Haddad. Com o aval de Alckmin, Bruno tem nesta fase da corrida eleitoral apenas dois entraves: José Serra, que disse a aliados só ter olhos para cargos nacionais, mas não descarta publicamente a prefeitura; e a indefinição sobre o candidato do PT. Se a senadora Marta Suplicy conseguir emplacar, o comando do PSDB acredita que Covas teria de ser substituído por um nome tradicional. Além de Serra, os potenciais candidatos tucanos são o deputado federal Ricardo Trípoli ou o secretário estadual de Cultura, Andrea Matarazzo.

Créditos para o avô
Até aqui, a trajetória política de Bruno Covas é toda creditada ao avô famoso ; o que ele mesmo admite. Seguindo o conselho do patriarca, de que era preciso comer muito feijão para se aventurar na política, Bruno filiou-se ao PSDB aos 18 anos. Formou-se em direito e atuava no diretório estudantil. Em 2006, lançou-se candidato a deputado estadual e foi eleito com 122,3 mil votos. Nas últimas eleições, teve 239.150 votos, sendo o deputado estadual mais votado de São Paulo. Dos votos conquistados, 54,78% foram obtidos na capital.

Sobre o governo Lula, o tucano repete o lugar-comum tucano. Há sucessos, mas eles se devem aos antecessores pessedebistas. ;O Lula soube aproveitar muito bem o que tinha sido plantado na área econômica pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.; Em relação à sucessora de Lula, a presidente Dilma Rousseff, ele também repete o discurso comum de 10 entre 10 tucanos. ;A faxina que a Dilma vem fazendo é importante para mostrar quem deixou uma herança maldita para o sucessor. Foi o Fernando Henrique ou o Lula?;, questiona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação