Politica

Lula condena ações de países ricos contra a crise e ataca lentidão do G-20

postado em 27/09/2011 07:25
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou ontem a condução da crise internacional pelos países mais ricos do mundo, o G-20. O brasileiro está na França, onde teve encontro reservado com o presidente Nicolas Sarkozy e receberá o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris. Para Lula, faltou aos países ricos discutir alterações no sistema financeiro internacional. ;O que eu acho é que se deixou de fazer o que tinha que ser feito. O G-20 não fez o que tinha que ser feito, que era discutir a regulagem do sistema financeiro, a questão dos bônus;, condenou.

A conversa entre Sarkozy e Lula no Palácio dos Eliseus durou 45 minutos, mas não teve o conteúdo revelado. Na saída, o ex-presidente brasileiro disse que os governantes de países do G-20 demoraram a tomar uma atitude diante do turbilhão econômico. ;Eu acho que falta um bom entendimento político sobre o que acontecerá se não se resolver a crise rapidamente;, apontou Lula, que está na França acompanhado dos ex-ministros Márcio Thomaz Bastos e José Dirceu. Sarkozy aproveitou o encontro para convidar Lula a voltar a Paris em outubro. O ex-presidente abrirá um evento de ONGs e entidades educacionais sobre o desenvolvimento.

Hoje, o ex-presidente recebe o título de doutor honoris causa às 21h. A justificativa oficial da instituição para a premiação se baseia na abertura de universidades públicas no Brasil e nos programas de combate à pobreza, promovidos por ele durante o exercício da Presidência. Amanhã, o presidente segue o périplo da semana pela Europa e encontra o primeiro-secretário do Partido Socialista francês, Harlem Désir; no mesmo dia, viaja para a Polônia para receber outra premiação.

Conferências
Lula será agraciado com o prêmio Lech Walesa, em reconhecimento ao seu apoio à liberdade, democracia e cooperação internacional. O ex-presidente polonês, que dá nome à premiação, será o próximo item da agenda do brasileiro. Na quinta-feira, Lula viaja até Londres, para participar de duas conferências.

A primeira debaterá o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Brasil, na quinta-feira. No dia seguinte, Lula falará no Encontro sobre Mercados de Alto Crescimento, promovido pela revista britância The Economist.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação