Politica

"Vassouras contra a corrupção" fincadas em frente ao Congresso são roubadas

postado em 28/09/2011 08:18



Ambulantes, servidores e até mesmo seguranças dos prédios da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, furtaram muitas das 594 vassouras de cores verde e amarelo que desde a manhã desta quarta-feira (28/9) estavam fincadas no gramado em frente ao Congresso Nacional, como protesto contra a corrupção.

Diante do ocorrido, a organização da manifestação optou por retirar o restante das vassouras após perceber que todas acabariam sendo mesmo arrancadas e acabou doando outra grande parte delas às pessoas que pediram para levar para casa uma vassoura ;novinha em folha;.

Na manhã desta quarta, o presidente da ONG Rio pela Paz, organizadora da manifestação, disse que a vassoura "simboliza a exigência da sociedade de que o Congresso esteja ao lado do povo no combate à corrupção no Brasil". Os objetos fincados no gramado representaram os 513 deputados federais e os 81 senadores, segundo a organização.

O ato público pelo fim da corrupção teve início às 19h de ontem, na Esplanada dos Ministérios, onde cerca de 50 pessoas começaram a fincar as 594 vassouras verde-amarelas no gramado próximo ao Congresso Nacional. O grupo Rio de Paz, contou com a parceria de outras organizações, como o Movimento Contra a Corrupção. ;Queremos o fim do voto secreto e a aprovação da Lei da Ficha Limpa;, resumiu Daniella Kalil, uma das organizadoras do movimento.

No último dia 19, as mesmas vassouras foram fincadas na Praia de Copacabana, no Rio. A ideia surgiu após o senador Pedro Simon (PMDB-RS) ter concedido entrevista dizendo que gostaria que a ONG trouxesse uma vassoura para ele em Brasília.

* Com informações do Estado de Minas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação