Politica

DRU contribui para novas reduções da taxa de juros, diz Nelson Barbosa

postado em 11/10/2011 12:44
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse nesta terça-feira (11/10) que a Desvinculação de Receitas da União (DRU) é um instrumento que contribui para que novas reduções da taxa básica de juros (Selic) ocorram. A DRU permite ao governo definir livremente a destinação de 20% do Orçamento. Segundo Nelson Barbosa, a DRU é parte de uma estratégia mais geral de política econômica que permite ao governo alcançar avanços essenciais.

;Nós também partilhamos da preocupação da dívida com a taxa de juros;, disse hoje (11), durante audiência pública na Câmara dos Deputados para embasar as discussões sobre a prorrogação da DRU até o final de 2015. ;A dívida líquida já caiu de 60% para 38% do Produto Interno Bruto [PIB], e deve cair mais ainda, para 37%, até o final do ano", destacou. De acordo com ele, a dívida brasileira é menor do que a dos Estados Unidos e de boa parte dos países europeus.

;A taxa real de juros caiu de 16% [em 2003] para 6% e, hoje, está abaixo de 5%;, acrescentou ele, que ocupa interinamente o posto de ministro da Fazenda, enquanto Guido Mantega participa de uma reunião de ministros do G20, na Europa. ;Isso é fruto da política que estamos fazendo;, completou Nelson Barbosa.

[SAIBAMAIS]Segundo o ministro interino, o equilíbrio fiscal é condição necessária para o crescimento e o desenvolvimento com distribuição de renda. ;No contexto atual, o equilíbrio fiscal é importante para continuar reduzindo a taxa real de juros, que atualmente está em 4,67% ao ano.;

De acordo com Barbosa, a manutenção da política de aperto fiscal permitirá ao Banco Central manter a trajetória de redução da taxa básica de juros. ;Para sustentar esse aperto, a prorrogação da DRU é vital. Estamos diante de uma possibilidade de redução das taxas de juros;, destacou.

O ministro interino reiterou que o desafio atual do governo é alongar o prazo da dívida e reduzir o total de indexadores que a constituem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação