Politica

Projeto Eleitor do Futuro faz eleição simulada em escola do Rio de Janeiro

postado em 21/10/2011 18:39
Rio de Janeiro - A um ano das eleições municipais, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) promoveu nesta sexta-feira (21/10) uma votação simulada em um colégio particular no bairro do Cachambi, na zona norte do Rio. O objetivo é estimular o interesse de jovens entre 13 e 18 anos que estão prestes ou já podem participar do pleito.

O projeto Eleitor do Futuro é promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do TRE e colocou três urnas eletrônicas no pátio do colégio, onde os alunos puderam votar. De acordo com a chefe da zona eleitoral da região, Adriana Barroca, a principal proposta do trabalho é lembrar que jovens formam uma parcela importante do eleitorado e que para isso precisam votar de uma maneira consciente.

;O jovem não precisa votar como costumamos ver por aí, onde muitos votam em determinado candidato porque é mais bonito ou mais famoso. Queremos mostrar que esses jovens precisam procurar em quem votar e que podem procurar informações a respeito dos candidatos;, disse.

Adriana Barroca declarou ainda que os jovens recebem informações sobre transparência política e explicam a sua importância em palestras. Durante o projeto, professores de outras disciplinas trabalharam em sala de aula temas como democracia, cidadania, direitos e deveres.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, o projeto será levado para outras escolas a partir de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação