Politica

Dilma Rousseff se rende à acupuntura como forma de combater o estresse

postado em 23/10/2011 08:00

Duas vezes por semana, um chinês de 1,64m e 60kg entra no Palácio da Alvorada para atender sua paciente mais ilustre: a presidente Dilma Rousseff. Os horários do médico e acupunturista Gu Hanghu precisam se encaixar à agenda apertada da chefe de Estado: podem ser numa quarta-feira, às 7h15, e num sábado, às 16h. Depois de participar da abertura da segunda fase do 4; Congresso Nacional do PT, no mês passado, Dilma deixou os acalorados debates sobre a reforma estatutária para entregar-se ao alívio certeiro das agulhas. ;A acupuntura me dá mais energia e combate algumas dores;, informou a presidente, por meio da assessoria de imprensa. ;O doutor Gu é o melhor acupunturista que já conheci.; Não à toa, em longas viagens, ele costuma integrar a comitiva presidencial, como na visita à China, em abril.

Desde outubro de 2006, o médico aplica a técnica oriental em Dilma. ;A presidente trabalha muito, fica com tensão nos músculos, nas costas, e precisa recuperar as energias;, explica ele, que mantém no consultório, na Asa Norte, uma galeria de clientes poderosos, comprovados em fotos emolduradas nas paredes e sob o tampo de vidro da mesa. Lá estão, em sorrisos agradecidos, o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho; o vice-presidente, Michel Temer; o ministro da Defesa, Celso Amorim; a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Do governo passado, figuram o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem o acupunturista mantém relações fraternas até hoje.

O primeiro contato surgiu graças ao olhar meticuloso do especialista: ;Vi a cerimônia de posse pela televisão e notei que o presidente não conseguia levantar o braço direito. Erguia só um pouco e segurava o ombro com a mão esquerda. Aí, pensei: ;Com certeza, presidente tem bursite. Medicina chinesa cura presidente;;. Em 21 de janeiro de 2003, seguindo indicação do paciente Aloizio Mercadante, o acupunturista começava o tratamento que livrou Lula da dor e de uma cirurgia anunciada. Com ele, Gu viajou para a China, em 2004 e em 2009, e participou de momentos de lazer, como partidas de futebol e comemorações na Granja do Torto. ;Quando ele vem a Brasília, vou ao hotel fazer aplicação só para manutenção;, acrescenta o médico, formado em Xangai.

Conduzido também por uma dor no ombro, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, começou a frequentar a clínica de Gu, na Asa Norte, em junho de 2006. ;Tive uma lesão no ombro numa viagem a Londres, carregando mala, e tentei tratá-la com ortopedista, corticoide e luz infravermelha. Nada resolveu. Como eu cumprimento muito as pessoas, a cada vez que apertava a mão de alguém, doía muito o ombro. Até prejudicava o sono. Eu faço exercícios também e aí me lembrei do tratamento do presidente Lula;, conta o ministro. ;Na primeira sessão, metade da dor foi embora em 15 minutos. Achei quase milagroso.; Hoje, Mantega, frequentador assíduo da clínica, faz aplicações semanais ;para manter o fluxo energético; e relaxar. ;Tenho alguma coisa na lombar também;, relata.

Pressão arterial
O ministro Gilberto Carvalho é outro fã desde julho de 2004: ;Sou absolutamente grato ao Gu. Ele mantém o equilíbrio da minha vida, que é extremamente tensa, com desgaste permanente, e a pressão (arterial) sob controle;, declara ele, que tenta ir ao consultório duas vezes por semana. ;Tive uma crise grave de hipertensão, cheguei lá com a pressão a 14 por 9 e saí com 11,5 por 7;, afirma Carvalho, que também se queixa de dores na coluna. ;Eu me sinto relaxado depois.;

Quando o paciente não consegue se locomover, o acupunturista vai até ele, como ocorreu com José Sarney, surpreendido por uma crise de coluna: ;O dr. Gu tem o segredo das agulhas, não sei explicar o mistério, mas tenho tido sucesso com o tratamento e a melhora é imediata;.

A acupuntura me dá mais energia e combate algumas dores;
Dilma Rousseff, presidente da República

Dica do specialista
Fazer escalda-pés. Há seis meridianos que passam por eles: fígado, rins, baço, vesícula, bexiga e estômago. Bastam 30 minutos em água bem quente. Quando sentir suor na testa, isso significa que a sua circulação está completa, restaurada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação