postado em 27/10/2011 08:54
A presidenta Dilma Rousseff enviou na quarta-feira (26/10) mensagem ao rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, prestando solidariedade pelas mortes e perdas materiais provocadas pelas fortes enchentes que atingem o país desde julho. "Em nome do povo e do governo brasileiros, transmito-lhe meu sentimento de consternação pelas irreparáveis perdas humanas e pelos grandes danos materiais sofridos pela Tailândia, em consequência das fortes enchentes que afligem o país. Queira aceitar, majestade, nossa solidariedade neste momento difícil", diz a mensagem.
O número de mortos nas enchentes da Tailândia chega a 158. Mais de 2 milhões de pessoas foram atingidas pelas cheias. Além disso, mais de 2 milhões de acres de terras agrícolas na Tailândia estão submersas, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Prevenção e Mitigação de Desastres do país.
As enchentes afetaram Bangcoc, a capital, localizada dois metros acima do nível do mar. O governo chegou a reforçar bancos de contenção do Rio Chao Phraya, no entanto, o rio transbordou sobre estradas em algumas regiões. O Departamento Meteorológico alertou 39 províncias, a maior parte delas no Centro e Nordeste da Tailândia, para que se preparem para possíveis enchentes e chuvas pesadas.