Politica

Lula inicia hoje às 8h a quimioterapia para tratar do câncer na laringe

postado em 31/10/2011 07:31

Lula sorriu ao ver pela TV a homenagem feita por seu time, o Corinthians, que jogou com o Avaí

São Paulo ; O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, vai acordar cedo hoje para enfrentar a sua primeira batalha contra o câncer. Às 8h em ponto, ele estará no ambulatório do Centro de Oncologia, no primeiro andar do prédio anexo do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Como será implantado um cateter, o ex-presidente estará em jejum. Apesar de ter demonstrado tranquilidade durante todo o dia de ontem, ele confessou a amigos próximos que está com medo de ter a voz comprometida por causa do câncer de 3 centímetros localizado na laringe, descoberto no sábado.

O tratamento será comandado pelo médico Artur Katz, um dos oncologistas mais respeitados do país. Assim que Lula chegar ao ambulatório, ele receberá uma anestesia local e fará uma pequena cirurgia para implantação um cateter conhecido no meio médico como port-a-cath. A peça será injetada por baixo da pele na região do tórax. Se sentir dores mesmo com a anestesia, Lula será sedado na veia. Esse procedimento foi o mesmo usado quando o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff estiveram no ambulatório do hospital. ;Ele já está ciente de como será o tratamento e está bem tranquilo. Esse estado de espírito será fundamental para o tratamento;, disse o médico de Lula, Roberto Kalil Filho, que fez uma visita ontem à tarde ao paciente. Já com o catéter ligado a uma veia profunda, Lula receberá a primeira dose de quimioterapia. No total, serão injetados hoje três medicamentos que agirão em conjunto para atacar as células cancerígenas. Se sentir dores, os médicos administrarão analgésicos.

;Pelo protocolo-padrão, serão aplicadas primeiramente por duas horas doses dos medicamentos Cisplatina e Docetaxel. Em seguida, será injetado por cinco horas ininterruptas um terceiro medicamento chamado Fluoracil;, explica o oncologista Rodrigo Guedes. Como a aplicação do terceiro medicamento tem duração longa, Lula poderá ir para casa com uma bomba injetora ligada ao catéeter. No entanto, os médicos vão propor a ele que fique internado no hospital para que a administração dessa droga seja acompanhada de perto pela equipe do Centro de Oncologia. Se depender de dona Marisa Letícia, esposa de Lula, ele dormirá no hospital de hoje para amanhã por causa dos efeitos colaterais fortes que o tratamento acarreta, como queda da imunidade, aumento do risco de infecções, enjoos e vômitos. Em duas semanas, Lula começará a enfrentar a queda de cabelo. O diâmetro do tumor, de três centímetros, é considerado grande para uma região delicada como a laringe. Assim, a equipe médica do Sírio-Libanês resolveu que Lula vai fazer sessões de radioterapia logo após os três ciclos de quimioterapia. A primeira aplicação deverá ocorrer em nove semanas (leia quadro ao lado).

Parentes
O ex-presidente passou o domingo em casa com a esposa, filhos e netos. Por orientações médicas, não recebeu visitas. Falou pouco até mesmo ao telefone. Para todos os médicos com quem conversa, Lula pergunta, preocupado, se poderá voltar a fazer discursos em palanques. Ouve respostas vagas do tipo ;esperamos que sim; e ;é possível que você leve uma vida normal;, o que o deixa angustiado. Ontem, o médico Kalil Filho passou por uma sabatina de Lula. ;Claro que ele está assustado, pois é um ser humano;, ponderou o médico em entrevista.

Ao notar que alguns fotógrafos estavam usando sacadas de prédios vizinhos para tentar fazer imagens do interior do seu apartamento, Lula foi até a janela com seu neto Pedro no colo e fechou a cortina. Estava com uma camiseta cinza. Algumas pessoas passaram pela frente do prédio onde mora, em São Bernardo do Campo, na tentativa de vê-lo. ;Eu queria desejar muita força e que a gente espera que ele se recupere logo, pois o Brasil precisa desse homem;, disse a dona de casa Maria da Conceição Müller, 55 anos. Lula assistiu pela televisão à partida entre Corinthians e Avaí e riu quando viu a homenagem que recebeu no Estádio do Pacaembu. Os jogadores entraram em campo com uma faixa de apoio a Lula, que é corintiano. A principal torcida organizada do time, a Gaviões da Fiel, que tem Lula como tema de seu enredo para o carnaval de 2012, produziu faixas em homenagem ao petista e pretende demonstrar todo o seu carinho pelo ex-presidente nas arquibancadas.

[SAIBAMAIS]O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, mandou ontem um comunicado pela chancelaria do seu país manifestando apoio e solidariedade ao ex-presidente . ;Com a experiência que vivi ao enfrentar uma situação parecida, quero expressar, com a irmandade que nos une ao companheiro Lula, meu profundo desejo de que o tratamento ao qual será submetido nas próximas semanas permita a sua pronta recuperação;, diz trecho do comunicado. O líder do PT na Câmara contou pelo Twitter que no 8; encontro de Fé e Política em Embú (SP) Frei Betto fez uma oração por Lula.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação