postado em 01/11/2011 07:53
São Paulo ; A presidente Dilma Rousseff ficou emocionada durante a visita que fez ontem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Hospital Sírio-Libanês. Ela tratou um câncer no sistema linfático com a mesma equipe que cuida do petista. Dilma chegou de helicóptero ao hospital e ficou com Lula por cerca de uma hora. Ao entrar no apartamento onde o ex-presidente fazia quimioterapia, ela ficou comovida. Deu um abraço longo em dona Marisa Letícia. Para poupar a voz, Lula evitou conversar ao máximo e todas as vezes que se reportava à Dilma, ele falava em tom baixo para poupar a voz.Lula e Dilma pouco conversaram sobre a perspectiva do tratamento. A presidente chegou a começar a dar umas dicas sobre como enfrentar o processo doloroso do processo quimioterápico, mas Lula logo mudou de assunto. Pediu detalhes do encontro do G20, que reunirá os principais líderes mundiais na França, onde Dilma fará um discurso.
Na saída do hospital, a presidente disse que Lula está bem humorado e disposto. Rindo, ela disse que o ex-presidente participará do carnaval de São Paulo, desfilando pela escola Gaviões da Fiel, que fará uma homenagem ao petista. ;O povo brasileiro torce por ele e quer que ele melhore. Pode ter certeza de que é um guerreiro e que vai sair de mais esse desafio inteiro e feliz e vai ainda dar muita contribuição para o nosso país;, disse a presidente.
[SAIBAMAIS]Lula chegou a se queixar para Dilma do programa Minha Casa, Minha Vida. ;Ele está muito preocupado e reclamou por causa do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, que financia moradias populares para famílias de baixa renda;, disse. Denúncias recentes sustentam que entidades cadastradas pelo governo estão cobrando ;taxas; para incluir pessoas no programa.
Protocolo novo
O tratamento mais indicado para o câncer de laringe é a quimioterapia associada à radioterapia, quando não há remissão. Isso ocorre porque a laringe é uma área muito pequena e as cordas vocais são sensíveis, o que faz com que qualquer cirurgia tenha elevado risco de comprometer a fala e a deglutição dos pacientes. O protocolo adotado no tratamento do ex-presidente Lula é recente e foi publicado na revista Lancaster Oncology em fevereiro desse ano, com altos índices de sucesso.
ORAÇÕES DE BENTO XVI
O papa Bento XVI, por intermédio do embaixador brasileiro no Vaticano, Almir Barbuda, informou ontem que está preocupado com a saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que irá orar por seu restabelecimento. Barbuda se encontrou com Bento XVI e com o secretário de Estado do Vaticano, Tarcísio Bertone, para entregar cartas credenciais ; cerimônia em que um novo embaixador se apresenta a um chefe de Estado. ;Ambos manifestaram grande admiração por Vossa Excelência e pediram para lhe transmitir que terão presente em suas orações os melhores votos pelo seu pronto restabelecimento e rápido retorno à vida pública brasileira;, afirmou o embaixador em mensagem enviada a Lula.