Politica

Lula decide se antecipar à químio e promove uma mudança no visual

postado em 17/11/2011 08:08
[FOTO1]
Em mais de 30 anos de vida pública, a barba do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, foi uma marca registrada. Na quarta-feira (17/11), uma imagem de Lula sem barba e cabelo foi divulgada pelo Instituto Cidadania, que tem o político como presidente de honra. Segundo nota da entidade, dona Marisa Letícia foi quem cortou o cabelo e fez a barba do marido, ;antecipando a queda causada pela quimioterapia usada em seu tratamento contra o câncer de laringe;. Lula foi diagnosticado com a doença em 29 de outubro e está no intervalo entre a primeira e a segunda sessão da quimioterapia. Mesmo no início do tratamento, os efeitos de queda de cabelo começavam a ser levemente sentidos, segundo assessores.

O ex-presidente deverá ser internado no Hospital Sírio-Libanês na próxima segunda-feira, quando realizará a segunda sessão de quimioterapia no combate ao câncer. A assessoria do Instituto Cidadania informou que o tratamento é prioridade e, durante esta semana, Lula não tem agenda oficial. Dona Marisa, que figurou entre os nomes mais comentados na rede de microblog Twitter, cortou o cabelo de Lula às 16h, em sua casa. De acordo com a assessoria, Lula não recebeu visitas e reagiu bem ao novo visual, apesar de a queda de cabelo ter sido um dos primeiros questionamentos do ex-presidente ao receber o diagnóstico da doença ; ele deixava a barba crescer desde 1979. O diretor de organização do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, que é careca, chegou a sugerir que toda a cúpula da entidade raspasse a cabeça em homenagem a Lula. A ideia não chegou a ser votada, já que alguns companheiros brincaram que ele estava agindo em ;causa própria;.

Encontros
O ex-presidente permaneceu o dia de ontem no seu apartamento, localizado em São Bernardo do Campo (SP), em jejum, para realizar um exame de sangue. Um evento de cooperação econômica entre o Brasil e a África promovido pelo Instituto Lula não contou com a presença do ex-presidente. Segundo a assessoria, Lula tem prerrogativa para marcar encontros com políticos em casa, mas eles ainda não estão previstos. ;Se o presidente se sentir melhor, pode marcar encontros. Não é possível prever uma agenda. Mas, no começo da semana passada, ele sentiu os efeitos da químio. A prioridade é o tratamento;, afirmou a assessoria de imprensa. Encontros com a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Senado, José Sarney, e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, entre outros, já foram realizados desde a descoberta da doença.

O tratamento do ex-presidente teve início em 31 de outubro e está previsto para terminar no fim de janeiro. Lula deve participar de três sessões de quimioterapia e uma de radioterapia. No boletim médico divulgado após a alta da primeira sessão, a equipe médica que assiste Lula informou que o paciente concluiu a etapa inicial do tratamento ;sem intercorrências;. Na ocasião, o ex-presidente submeteu-se à colocação de um catéter venoso central (Port-a-Cath), em uma intervenção cirúrgica. Depois de ter recebido alta, o ex-presidente recebeu equipes médicas em casa para a realização de avaliações e para a retirada da bomba de infusão de quimioterápicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação