Politica

Responsável pela campanha na internet de Obama vem ao Brasil por Haddad

Júnia Gama
postado em 21/11/2011 07:49
Serão eleições muito interessantes, porque a penetração da internet em São Paulo é bem acima da média no Brasil
<BR>
Ben Self, marqueteiro político
Oficialmente, os candidatos às eleições municipais só poderão sair em campanha a partir de julho de 2012 ; três meses antes do pleito ;, mas os preparativos já começaram. E, nos bastidores, os principais profissionais de marketing são alvo de disputa entre os partidos. O ministro da Educação, Fernando Haddad, por exemplo, nome do PT para a prefeitura de São Paulo, pode contar com o reforço de Ben Self, responsável pela vitoriosa campanha de marketing na internet de Barack Obama em 2008, quando o democrata venceu as eleições para a Presidência dos Estados Unidos.

Ao Correio, o profissional norte-americano, que esteve em Brasília na semana passada, disse que não se envolverá na tentativa de reeleição de Obama no ano que vem e deve participar da campanha de Haddad. ;Serão eleições muito interessantes, porque a penetração da internet em São Paulo é bem acima da média no Brasil;, disse Ben Self, criador da estratégia de ;guerrilha virtual; na campanha de Obama, que arrecadou US$ 300 milhões via internet.

A previsão é que o marqueteiro João Santana encabece a campanha do ministro da Educação. A assessoria de Haddad afirma que a parceria ;é bem provável;, devido à amizade de Santana com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, idealizados da candidatura de Haddad. E Ben Self integraria a equipe de marketing.

A irmã e parceira profissional de João Santana, Balila Santana, diz que, por enquanto, o grupo está tocando projetos internacionais e que ainda não há nada definido sobre as eleições de São Paulo. Mas os Santana já voltaram a trabalhar com o PT ; João, por exemplo, fez o programa partidário que terá como estrelas o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff, previsto para ser veiculado no início de dezembro. Foi ele o coordenador das campanha de reeleição de Lula, em 2006, e de Dilma Rousseff, no ano passado. O sucesso em aproveitar a imagem de Lula para eleger Dilma, até a campanha, pouco conhecida pela grande massa eleitoral do país, reforça no PT a tese de que João Santana é o nome certo para assessorar Haddad.

Semelhança
O cientista político Carlos Mello, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), ressalta a semelhança da situação de Dilma, em 2010, com a de Haddad no próximo ano. ;Ela também não era conhecida, não tinha expressão política e estava sob a sombra da figura de Lula. Com Haddad, ocorre o mesmo, os dois surgem desta visão de Lula de que é preciso arejar o ambiente com um rosto novo;, diz. Mello aponta que, nesse caso, além do apoio de Lula, os serviços de João Santana podem ser fundamentais.

Gabriel Chalita (PMDB), principal adversário de Haddad até que sejam definidas as candidaturas dos outros partidos, terá Paulo Vasconcelos e Rui Rodrigues na campanha. A dupla cuida do marketing político do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do governador Antonio Anastasia (PSDB-MG), contabilizando as recentes campanhas vitoriosas em Minas Gerais.

A principal missão dos marqueteiros será apresentar Chalita ao eleitorado paulistano, já que seu nome ainda é pouco conhecido na cidade ; apenas 10% do público local sabe quem ele é. O peemedebista tem aparecido nas inserções de tevê do partido na capital paulista e ocupou boa parte do tempo do programa nacional do partido, que foi ao ar no sábado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação