postado em 29/11/2011 13:57
Após protesto contra alguns pontos do novo Código Florestal, na Praça dos Três Poderes, na manhã desta terça-feira (29), um grupo de ambientalistas, liderado pelo vice-presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, e pela ex-senadora Marina Silva, foi recebido no Palácio do Planalto pelo secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho. Depois da reunião, que durou cerca de uma hora, o grupo afirmou ter ficado otimista.Marina Silva lembrou que a presidente Dilma Rousseff prometeu, no segundo turno da campanha do ano passado, vetar qualquer dispositivo do novo texto que promova a anistia de desmatadores ou contribua para aumentar o desmatamento. Em carta endereçada a Marina Silva e divulgada em 16 de outubro de 2010, a então candidata Dilma afirmou que vetaria propostas que reduzissem áreas de reserva ilegal.
;Sobre o Código Florestal, expresso meu acordo com o veto a propostas que reduzam áreas de reserva legal e preservação permanente, embora seja necessário inovar em relação à legislação em vigor. Somos totalmente favoráveis ao veto à anistia para desmatadores;, diz a carta.
De acordo com Dom Belisário, Gilberto Carvalho teria feito menção à promessa. ;O ministro (Gilberto Carvalho) afirmou que a presidente Dilma costuma cumprir com o que promete;, disse o vice-presidente da CNBB.
A ex-senadora Marina Silva criticou a postura do governo, que, apesar da conhecida posição da presidente, não teria mobilizado sua base no Congresso para impedir a provável anistia de desmatamentos ocorridos antes de 2008.