Politica

Dirigente comunista citado em denúncias é nomeado assessor do Esporte

Júnia Gama
postado em 07/12/2011 07:30
Novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo manteve na pasta nomes da gestão de Orlando Silva
Ex-secretário executivo do Ministério do Esporte na gestão Orlando Silva, Waldemar Manoel Silva de Souza foi nomeado ontem assessor especial do novo titular da pasta, Aldo Rebelo. Ele ocupará um cargo comissionado com salário de R$ 8.988. Dirigente comunista, Waldemar foi citado nas reportagens que denunciaram irregularidades na assinatura de convênios da pasta e que terminaram por derrubar Orlando Silva.

Em meados de novembro, Aldo Rebelo anunciou mudanças na estrutura do ministério, informando que Waldemar, membro da diretoria estadual do PCdoB do Rio de Janeiro, permaneceria no órgão, mas em um cargo diferente. A ideia era de que o então secretário executivo, exonerado na semana passada, servisse para ;passar a memória; da pasta.

A nomeação de Waldemar foi publicada no Diário Oficial de ontem. Além dele, foi nomeado Afonso Barbosa, para a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte. Barbosa é vice-almirante reformado e ocupava uma diretoria na Bunge Brasil. O vice-almirante substitui Wadson Nathaniel Ribeiro, que estava na pasta desde 2007, como secretário executivo.

Além de Wadson, outras duas pessoas deixaram o ministério. O diretor de Gestão Interna da Secretaria Executiva da pasta, José Lincoln Daemon, foi exonerado a pedido. Em 2004, ele era subsecretário de Planejamento, Orçamento e Gestão e foi afastado do cargo após auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) concluir que havia um esquema de alterações irregulares no cadastro de entidades conveniadas com o Ministério do Esporte.

O terceiro exonerado é Danilo Moreira da Silva, do cargo que agora passa a ser ocupado por Waldemar Manoel da Silva. As denúncias que levaram à demissão de Orlando Silva apontam que Waldemar teria participado do suposto desvio de verba pública do programa Segundo Tempo para organizações não governamentais ligadas ao PCdoB. Em nota sobre a nomeação de Wadson, o ministério afirma que, no cargo de secretário executivo que exerceu no Ministério do Esporte, o assessor Waldemar Manoel Silva de Souza assinou convênios com ONGs ;por dever de ofício, com base em pareceres técnicos e fundamentos jurídicos;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação