Politica

Base barra convocação do ministro do Desenvolvimento para explicar denúncia

Paulo de Tarso Lyra
postado em 08/12/2011 07:58
Fernando Pimentel alega que não exercia cargo público quando atuou em consultoria entre 2009 e 2010
A base aliada do governo na Câmara conseguiu barrar na quarta-feira (7), por 13 votos a 5, a convocação do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel, para uma audiência na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. A oposição cobra explicações sobre a atuação da P-21 Consultoria e Projetos entre 2009 e 2010. Nesse período, a consultoria teria ganhado aproximadamente R$ 2 milhões. Além disso, a empresa QA Consulting, que pagou à consultoria de Pimentel aproximadamente R$ 400 mil, após ele deixar o cargo, tinha um contrato com a Prodabel, empresal municipal de processamento de dados, no período em que Pimentel ainda era prefeito de Belo Horizonte.

Pimentel vai encontrar-se nesta quinta-feira (8) à tarde com a presidente Dilma Rousseff, em uma reunião com pauta não divulgada.

De acordo com os parlamentares que ajudaram a rejeitar a proposta na Comissão, como o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a convocação de Pimentel para a Câmara não faz sentido porque as atividades de consultoria aconteceram durante o período em que o petista não era ministro. ;Querem fazer pequenas CPIs neste Congresso para discutir questões municipais que nada têm a ver com a União;, criticou Cunha.

Solidariedade
O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), ligou ontem para Pimentel para prestar-lhe solidariedade. ;Ele me pareceu bastante tranquilo. Neste momento, com as denúncias no ponto em que estão, Pimentel assegurou que tem condições de prestar todos os esclarecimentos necessários.; Henrique defendeu, contudo, a blindagem ao ministro. ;Por que ele viria aqui para ser cobrado por coisas que fazia quando não exercia nenhum cargo público?;, questionou o peemedebista.

O PSDB protocolou ontem mesmo um questionamento na Comissão de Ética Pública e no Ministério Público Federal sobre as consultorias de Pimentel.

Na mesma reunião, os integrantes da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitaram, em votação simbólica, requerimento de convocação para que o ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, explicasse as obras de transposição do Rio São Francisco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação