Politica

Ministra de Relações Institucionais comemora semana vitoriosa no Congresso

postado em 08/12/2011 19:40
As vitórias consecutivas do governo na Câmara e no Senado deixaram a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, feliz. Ela, inclusive, transmitiu hoje (8) ao Congresso Nacional, após a aprovação, em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), ;os parabéns; da presidenta da República, Dilma Rousseff.

;A presidenta Dilma me pediu especialmente que pudesse vir agradecer a todos os senadores e senadoras;, disse. ;Foi uma bela semana, vitoriosa. E o Congresso Nacional está de parabéns. Enquanto nós vivemos um momento em que em outros países os governos não têm o apoio de seus parlamentos, o Brasil tem uma parceria positiva, benéfica;, completou a ministra.

Além da PEC, que era considerada tema prioritário para o governo, a semana também foi marcada pelas aprovações do novo Código Florestal e do projeto que regulamenta a Emenda Constitucional 29, destinando mais recursos para a saúde. As três votações eram consideradas polêmicas e terminaram de acordo com as negociações feitas pela base governista.

A expectativa do governo é manter a mesma união da base aliada para a votação, em segundo turno da PEC da DRU, que está marcada para o dia 20 de dezembro. Tanto Ideli Salvatti, como o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), estão confiantes na articulação política que tem sido feita para garantir quórum e maioria para aprovar a matéria sem sobressaltos. ;Esta foi uma vitória importante. A base estava unida e agora vai estar unida para a votação em segundo turno;, disse Jucá ao fim da votação.

Segundo ele, o governo mostrou a relevância do assunto e convenceu os senadores da base aliada a votarem favoravelmente à proposta. O líder negou qualquer negociação por cargos ou emendas parlamentares alegando que já não há mais cargos ou emendas para serem distribuídos.

A oposição, que não fez qualquer tipo de obstrução e até ajudou para que a votação acabasse cedo, garantiu que também não irá criar problemas para a próxima votação. ;Não temos o que fazer, vai votar a DRU no dia 20;, declarou o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR). Apesar disso, os oposicionistas se recusaram a fazer um acordo para quebra de interstícios que propiciaria ao governo votar a PEC em segundo turno antecipadamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação