Politica

Ex-ministro Carlos Lupi volta a assumir presidência do PDT nesta segunda

Patrícia Scofield
postado em 09/01/2012 14:05
O ex-ministro do Trabalho, Carlos Lupi, exonerado no dia 5 de dezembro após série de denúncias de irregularidades na pasta, reassume nesta segunda-feira a presidência nacional do PDT. A previsão do partido é que Lupi fique no comando até o ano que vem, depois de ter se licenciado do posto para ocupar a pasta do Trabalho, em 2008. A posse será realizada na Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, no Centro do Rio de Janeiro, nesta tarde.

Carlos Lupi é suspeito de ter se beneficiado de um suposto esquema de propina no valor de R$ 1.136,90 envolvendo organizações não governamentais (ONGs) conveniadas com o Ministério do Trabalho. O ex-ministro teria usado o jatinho particular do dono de uma ONG para cumprir a agenda de viagem. No entanto, a Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu que a quantia paga ao ex-ministro do Trabalho em restituição a diárias de uma viagem feita ao Maranhão, em dezembro de 2009, não apresentam irregularidades.

Outra denúncia indicou que Lupi ocupou, simultaneamente, dois cargos de assessor parlamentar. Quando decidiu deixar o cargo, Lupi alegou que sofreu ;perseguição política e pessoal; da mídia, sem chance de se defender. "Faço isto para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o Trabalhismo não contagie outros setores do Governo", afirmou.


Com informações do Diário de Pernambuco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação