Politica

Segunda obra mais cara do PPA é Ferrovia Transcontinental que liga RO a AC

postado em 16/01/2012 08:00
Marinha: assessoria diz que bancada concordou com emenda

A segunda obra mais cara que passou a fazer parte do PPA 2012-2015, por iniciativa do Legislativo, é a Ferrovia Transcontinental, que ligaria Vilhena (RO) a Boqueirão da Esperança (AC), na fronteira com o Peru. O início da construção, proposta pela bancada do Acre, estava previsto já para o dia 1; deste mês e a conclusão das obras, para 2022. De acordo com a Valec, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, a obra está ;em fase de estudos; e após as projeções ;haverá necessidade de decisão governamental quanto à melhor data do lançamento do edital para licitação de empresa que elaborará as análises de viabilidade técnica, econômica e ambiental;. Há mais duas ferrovias na lista dos empreendimentos mais caros ; Nova Transnordestina e Paraná ;, além de três trechos de metrô em Salvador e Belo Horizonte, um porto em Natal e uma ponte de 3,4km no Amazonas.

[SAIBAMAIS]De última hora, o relator do PPA aceitou outras emendas. Entre elas estão a construção de um ramal ferroviário no Distrito Federal, interligado à Ferrovia Norte-Sul, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), e a construção do Aeroporto de Macapá, prevista em emendas do senador José Sarney (PMDB-AP) e da deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP). Os gastos previstos no PPA para os próximos quatro anos são de R$ 5,4 trilhões. O plano é uma obrigação constitucional e detalha o planejamento do governo, incluindo o primeiro ano do mandato seguinte, forma de garantir a continuidade de programas em eventual troca de presidente.

A deputada Marinha Raupp não deu retorno às ligações da reportagem. Ela está de férias, segundo a assessoria parlamentar. A emenda para a construção da usina hidrelétrica no Rio Madeira, diz a assessoria, não foi individual, mas de bancada. ;A emenda foi com o consentimento de todos.; Ainda segundo a assessoria, a nova usina se justifica porque ;Jirau e Santo Antônio estão em seu limite;. A deputada Nilda Gondim e sua assessoria não retornaram às ligações do Correio.

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