Politica

Lula reclama de uma irritação na garganta durante sessão de radioterapia

postado em 18/01/2012 08:12
Mujica (D) e Lula discutiram a criação de um grupo formado por intelectuais e pensadores para o desenvolvimento dos países latino-americanos
Após as primeiras sessões de radioterapia no tratamento contra o câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixou de uma forte irritação na garganta. Ontem pela manhã, Lula esteve no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para submeter-se à 10; sessão da radio. De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Lula, o incômodo começou nesta semana, é constante e aumenta quando o ex-presidente ingere alimentos.

Paulo Hoff, integrante da equipe médica responsável pelo tratamento do câncer do ex-presidente, afirma que a irritação é comum e prevista no tratamento com radioterapia. Segundo o especialista em oncologia, a tendência é piorar nos próximos dias. ;Só vai aliviar no fim do tratamento;, esclarece Hoff.

Diagnosticado no fim de outubro do ano passado com câncer, o ex-presidente passará ao todo por 33 sessões de radioterapia até fevereiro. De acordo com o boletim médico, elas são realizadas de segunda a sexta-feira. O petista, no entanto, não precisa ficar internado. Uma vez por semana, Lula toma medicamentos que potencializam os efeitos do tratamento.

Além das sessões de radioterapia, o ex-presidente é submetido a quimioterapia complementar uma vez por semana. No início do tratamento, em novembro, Lula estava fazendo somente quimioterapia. A primeira sessão de radioterapia foi realizada em 4 de janeiro.

Segundo a assessoria de imprensa de Lula, a voz dele continua normal, apesar dos procedimentos realizados para combater o tumor. A equipe médica afirmou que, após encerrar o ciclo principal de quimioterapia em dezembro, os primeiros exames feitos indicaram que o câncer na laringe ; que tinha 3cm de diâmetro ; já tinha sofrido uma redução de tamanho de 75%. Os médicos afirmam que a radioterapia pode ser a fase final do tratamento de Lula contra a doença. Uma cirurgia está descartada.

Apesar do tratamento, Lula continua ativo nas articulações partidárias. Ele pretende retornar às atividades políticas em março para acompanhar de perto as eleições municipais deste ano. Mesmo se tratando do tumor maligno, o ex-presidente articulou o apoio do PT ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que hoje é pré-candidato à prefeitura de São Paulo.

Almoço
Concluída mais uma sessão de radioterapia, Lula almoçou com o presidente do Uruguai, José Mujica, e a mulher, a senadora Lucia Topolansky, em um hotel de São Paulo. O ex-ministro Luiz Dulci, diretor do Instituto Lula, também participou do encontro. O casal uruguaio está de férias e fez questão de vir ao Brasil prestar solidariedade ao ex-presidente. Segundo diplomatas do país, Lula e Mujica têm uma amizade sólida.

Depois do encontro, Mujica afirmou que o ex-presidente brasileiro está empenhado em criar um grupo formado por intelectuais e pensadores, com a finalidade de auxiliar na integração da América Latina. Para a dupla, este é um passo necessário, que pode consequentemente contribuir para o maior desenvolvimento do Mercosul. Segundo Mujica, o ex-presidente Lula deseja uma maior aproximação dos países da América Latina.

O presidente do Uruguai esclareceu que a formação do grupo, idealizado por eles e debatido ontem, deve ser anunciado em um evento futuro ; ainda sem data marcada ;, possivelmente durante uma visita de Lula ao Uruguai.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação