Politica

Mário Negromonte prepara volta após deixar Ministério das Cidades

postado em 05/02/2012 08:02

Um cenário árido aguarda o ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA) em seu retorno à Câmara. Abatido do comando da pasta que representa o quinhão pepista na Esplanada, Negromonte reassume sua cadeira de deputado tendo o apoio de um naco entre os 34 parlamentares do PP em exercício e concentrado na reconstrução de pontes na bancada depois de um longo processo de fritura dentro de sua própria legenda.

Não será uma tarefa fácil, reconhece um dos poucos aliados do ex-ministro na sigla. Hoje, o nome mais forte para assumir a liderança da bancada é o deputado Arthur Lira (AL), filho do senador Benedito de Lira (PP-AL). Ambos perderam espaço no empenho de emendas parlamentares no Ministério das Cidades. A insatisfação dos Lira se refletiu na articulação contra Negromonte dentro do próprio PP, de onde o ex-ministro acredita ter partido a maior parte das denúncias que levaram à sua saída do governo.

De volta à planície, Negromonte terá de conviver com os colegas que se rebelaram contra ele, quando ainda ocupava o ministério. Terá como principal advogado o presidente do partido, o senador Francisco Dornelles (RJ), com quem divergiu fortemente durante a campanha presidencial de 2010. Dornelles se inclinava na direção do candidato tucano ao Planalto, José Serra, que lhe acenava com a possibilidade de ser candidato a vice, em sua chapa presidencial.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação