Politica

Patriota vai ao Senado fazer balanço da preparação do país para a Rio+20

postado em 16/02/2012 12:55
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, estará na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado para fazer um balanço da preparação do país para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio%2b20). O convite ao ministro foi aprovado hoje (16/2) pela comissão. Momentos antes, os técnicos receberam um telefonema do gabinete do ministro informando que ele poderia comparecer ao Senado no dia 15 de março, informou o presidente da comissão, Fernando Collor (PTB-AL).

No processo de discussão do requerimento, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) destacou que a presença de Patriota permitirá aos parlamentares perguntarem ao ministro qual o posicionamento do governo brasileiro sobre o envio de tropas inglesas para treinamentos nas Ilhas Malvinas, reivindicada pelos britânicos.

Em janeiro, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, aprovou a ampliação da presença militar nas Ilhas Malvinas. A medida foi uma resposta ao aumento da tensão entre argentinos e britânicos pela soberania do arquipélago.

"É fato que já há frota britânica no Atlântico Sul. Precisamos saber qual é o posicionamento brasileiro sobre esse tema", disse Simon.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) concordou com o colega peemedebista. Ele disse que o tema é relevante e que é necessário saber se o Brasil, por ter boas relações com os dois países, pode vir a ser um dos intermediadores nessa disputa pelas Malvinas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação