Politica

PGR envia representação contra Guido Mantega ao MPF no Distrito Federal

postado em 16/03/2012 20:03
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou nesta sexta-feira (16/3) para o Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) representação de políticos da oposição contra o ministro da Fazenda, Guido Mantega. O grupo de senadores do DEM, PSDB, PMDB e PSOL quer saber se o ministro cometeu ato de improbidade no caso que resultou na demissão de Luiz Felipe Denucci do cargo de presidente da Casa da Moeda.

Ao enviar a representação para a Procuradoria da República no DF, Gurgel lembrou que as ações de improbidade administrativa devem ser analisadas pela Justiça de primeiro grau, mesmo que envolvam pessoas com prerrogativa de foro privilegiado. ;Não detém o procurador-geral da República atribuição para a análise desta representação, uma vez que a presente iniciativa não veicula pretensão de natureza criminal mas exclusivamente de enfoque civil, sob a perspectiva da improbidade administrativa;, explicou Gurgel.

Denucci é suspeito de ter transferido US$ 25 milhões para duas empresas no exterior registradas em nome dele e da filha. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o dinheiro veio de fornecedores da Casa da Moeda, vinculada ao Ministério da Fazenda, que, além de produzir moedas e cédulas, confecciona documentos oficiais e presta serviços a outros países. Denucci foi demitido dias antes de as denúncias virem à tona.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação